Disciplina Curricular
Deteção remota e modelação espacial com veículos aéreos não-tripulados Drmevan-T
Mestrado Bolonha em SIG e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento - 2_Mestrado SIG (Despacho n.º 4201/2010)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos Esta disciplina tem como objetivo fornecer as bases para a utilização em segurança de veículos aéreos não-tripulados (VANT) para mapeamento de alta resolução de fenómenos naturais na superfície terrestre. As aulas incluem uma introdução à deteção remota de alta resolução, uma componente teórica associada à operação dos VANT (multi-rotor e de asa fixa), com sessões de demonstração de campo e uma componente de modelação espacial. Os modelos gerados serão explorados com enfoque em aplicações no quadro da geografia física e ordenamento do território. Competências - Capacidade para planear missões com VANT em diferentes regiões da Terra; - Saber realizar ortofotomapas e modelos digitais de superfície a partir de fotografia aérea; - Capacidade para desenvolver modelação espacial baseada em levantamentos com VANT; - Realizar e analisar cartografia temática de pormenor a partir de levantamentos com VANT; - Preparar modelos para impressão 3D; - Mobilizar os conhecimentos adquiridos noutras disciplinas para analisar modelos espaciais gerados com UAV.
Programa
1. Introdução à deteção remota com plataformas de muito alta resolução. 2. Operação de VANT. Legislação. Planeamento da operação. Levantamentos através de fotografia aérea. Recolha de pontos de controle no terreno. 3. Modelação espacial, visualização e análise de dados obtidos a partir de VANT. 4. Aplicações dos VANT nas ciências geográficas.
Métodos de ensino e avaliação
A. Regime normal 1. Trabalho de Grupo - 75% - Discussão do trabalho - 20%, - Apresentação final - 15%, - Relatório - 40% 2. Teste teórico-prático individual - 25% B. Regime especial 1. Recensão e apresentação oral de artigo (individual) - 20% 2. Teste teórico-prático (individual) - 80% C. Avaliação em época específica 1. Teste teórico-prático individual – 100%