Disciplina Curricular
Instrumentos, Métodos e Técnicas de Ordenamento Biofísico do Território IMTOBT
Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - 2_Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo (Despacho 10363/2023)
Contextos
Grupo: 2_Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo (Despacho 10363/2023) > 2º Ciclo > Parte Escolar > 1º Ano > Opção I
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Conhecer a evolução da legislação sobre o Ordenamento do Território e o Ambiente em Portugal. - Compreender a organização dos Instrumentos de Gestão Territorial nas suas diferentes escalas de intervenção. - Entender a articulação do Ordenamento do Território nas Escalas Regional e Local com Políticas Sectoriais relevantes nas áreas do Ambiente e da Proteção Civil. - Compreender metodologias de intervenção no ordenamento do território através de lições de experiência. Competências: - Capacidade de analisar criticamente a legislação do Ordenamento do Território e do Ambiente e a organização dos Instrumentos de Gestão Territorial. - Identificar os elementos de articulação entre políticas de ordenamento do território e políticas sectoriais com impacto territorial. - Capacidade de elaborar sinopses de apresentações orais no formato de conferências.
Programa
1. O Quadro Legislativo do Ordenamento do Território e do Ambiente. 2. A Organização dos Instrumentos de Ordenamento do Território. 3. O Ordenamento do Território nas Escalas Regional e Local e a Articulação com Políticas Sectoriais: Gestão do Litoral; Proteção da Natureza; Política da Água; Ambiente Urbano; Riscos e Proteção Civil. 4. Lições de experiência (conferências).
Métodos de ensino e avaliação
O seminário organiza-se em dois tipos de sessões presenciais: sessões regulares e lições de experiência. Cada sessão regular é dedicada a um assunto específico, sendo assegurada pelos docentes da UC ou por convidados. As sessões de lições de experiência são asseguradas por especialistas convidados ou integram-se em ciclos de conferências. Regime ordinário: - Os alunos fazem sinopses das sessões temáticas (até 5000 caracteres + bibliografia), a entregar uma semana. - A classificação final é a média aritmética das 5 melhores sinopses, classificadas de 0 a 20. Regime especial: - Os alunos poderão refazer 2 sinopses à escolha, cuja nota substituirá as 2 piores classificações a considerar na média aritmética das 5 melhores sinopses, classificadas de 0 a 20. UC passível de realizar em “Época Especifica”. O acesso a esta Época só é possível a estudantes que cumpram os critérios definidos no Regulamento Geral de Avaliação dos Cursos de 2º Ciclo (https://www.igot.ulisboa.pt/regulamentos)