Sumários
Conclusão do segundo exercício prático - análise do Regime Fluvial
20 Novembro 2017, 13:00 • Rafaello Costa Gomes Vieira Bergonse
Continuação do segundo exercício prático, relativo à análise do regime do rio Degebe em Amieira. As variações estacionais. Cálculo dos caudais médios mensais e dos Coeficientes Mensais de Caudal (CMCs). Classificação do rio Degebe quanto ao regime fluvial. Os episódios hidrológicos extremos: cheias e estiagens. Definição do caudal máximo de estiagem de acordo com o método dos 20% do caudal médio anual. Classificação do rio quanto ao número de meses de estiagem e quanto à constância do escoamento. Cálculo e interpretação do Índice de Escoamento de Base. Caracterização da estiagem durante o ano hidrológico de 1947-48.
Aula Teórica nº 9
16 Novembro 2017, 13:00 • Maria Catarina de Melo Ramos
Os grandes tipos de regimes fluviais do Planeta, sua repartição geográfica e características principais (conclusão): b) regimes simples (pluvial tropical e pluvial oceânico) - o caso da variante pluvial subtropical (regime da maior parte dos rios portugueses); c) os regimes complexos originais (pluvial equatorial e com mais do que um modo de alimentação); d) os regimes complexos mutáveis.Tipos de leitos fluviais: relação com os elementos do regime fluvial (leito menor, leito de estiagem e leito de cheia).(iv) As estiagens: definição, causas (fatores desencadeantes e agravantes), critérios de classificação e principais consequências.
P4 - 007
15 Novembro 2017, 15:00 • Susana da Silva Pereira
Correção do 1º teste prático.
P5 - 007
15 Novembro 2017, 13:00 • Susana da Silva Pereira
Correção do 1º teste prático.
Correcção do primeiro teste prático.
15 Novembro 2017, 13:00 • Rafaello Costa Gomes Vieira Bergonse
Correcção do primeiro teste prático. Esclarecimento de dúvidas relativas ao exercício prático correntemente a ser realizado nas aulas, relativo à análise do regime fluvial.