Sumários

Aula 1

18 Setembro 2025, 15:30 Cláudia Morais Viana

Revisões de Estatística univariada e bivariada.


Introdução: A Análise Multidimensional de dados. A análise extensiva e a análise intensiva. O Cubo de Cattell. Amostragem.

16 Setembro 2025, 14:30 Alina Isabel Pereira Esteves

A análise extensiva e a análise intensiva. O Cubo de Cattell. Exemplos aplicados à geografia. Amostragem probabilística e não probabilística. Métodos aleatório, sistemático, por estratos, por quotas, por bola de neve.

 

Bibliografia:

ABREU, D. (2006) – Análise de Dados II - Programa, CEG, EPRU nº 69, Lisboa. (cota CEG: JB - 90/A GE)

GROUPE CHADULE (1997) - Initiation aux Pratiques Statistiques en Géographie. Armand Colin, Paris, (4ª Ed.)

KLINE, P. (2005) - An easy guide for factor analysis. Routledge, London. (cota CEG: JB - 92 GE)

KLEINBAUM, D. G.; KUPPER, L. L.; MULLER, K. E.; NIZAM, A. (1998) - Applied regression analysis and other multivariate methods. Duxbury Press, Pacific Grove. (cota CEG: Jb-84 GE)

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=11074   

 


Apresentação dos docentes aos alunos. Indicação aos alunos do programa, regimes de avaliação e bibliografia. Conceitos Básicos e de Enquadramento. A Análise Exploratória e a Análise Confirmatória.

15 Setembro 2025, 15:30 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentação dos docentes aos alunos. Indicação aos alunos do programa, regimes de avaliação e bibliografia. Conceitos Básicos e de Enquadramento. Objectivos das técnicas multivariadas: AF, RM e Taxonomias Numéricas. Exemplos em Geografia da necessidade de utilização de técnicas multivariadas. A Análise Exploratória e a Análise Confirmatória.

Método de Avaliação

A uc inclui aulas teóricas e aulas práticas, e sessões tutoriais.

Regime geral de avaliação:

- 2 Testes presenciais – (25% e 35% da avaliação final).

- Um trabalho prático de grupo dividido em quatro partes, quatro entregas (máximo de 3 alunos por grupo) (20%);

- Uma avaliação prática constituída por uma prova individual a realizar no PC da sala de aula (15%).

- Apreciação individual – 5% da avaliação final

 

Regime especial de avaliação:

- 2 Testes presenciais – (25% e 35% da avaliação final);

- Um trabalho prático individual (25%);

- Uma avaliação prática constituída por uma prova individual a realizar no PC da sala de aula (15%).

 

Para todos os estudantes:

- No caso da média ponderada final ser superior a 9,5 valores mas a média ponderada dos dois testes presenciais for inferior a 8,5 valores, o aluno terá de realizar um novo teste sobre toda a matéria lecionada.

- Após isto, a avaliação final resultará da média aritmética simples desse teste com o resultado da avaliação regular (50% + 50%).

 

Bibliografia:

 

ABREU, D. (2006). Análise de Dados II - Programa, CEG, EPRU nº 69, Lisboa. (JB - 90/A GE)

EBDON, D. (2006). Statistics in Geography. Basil Blackwell, Oxford. (JB - 89 GE)

FIELD, A. (2009). Discovering statistics using SPSS. Sage, London. (JB 114 IGOT)

KLINE, P. (2005). An easy guide for factor analysis. Routledge, London. (JB - 92 GE)

MILES, J.; SHEVLIN, M. (2007). Applying regression & correlation: a guide for students and researchers. Sage, London. (JB - 91 GE)

REIS, E. (2001). Estatística Multivariada Aplicada, 2ª ed.. Ed. Silabo, Lisboa. (JB - 77 IGOT).

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=11074   

 


Revisões de Estatística univariada e bivariada

15 Setembro 2025, 13:30 Pedro Porfírio Coutinho Guimarães

Revisões de Estatística univariada e bivariada


Aula 1

15 Setembro 2025, 13:30 Cláudia Morais Viana

Revisões de Estatística univariada e bivariada.