Sumários
Aula 1
18 Setembro 2025, 15:30 • Cláudia Morais Viana
Introdução: A Análise Multidimensional de dados. A análise extensiva e a análise intensiva. O Cubo de Cattell. Amostragem.
16 Setembro 2025, 14:30 • Alina Isabel Pereira Esteves
A
análise extensiva e a análise intensiva. O Cubo de Cattell. Exemplos aplicados
à geografia. Amostragem probabilística e não probabilística. Métodos aleatório,
sistemático, por estratos, por quotas, por bola de neve.
Bibliografia:
ABREU,
D. (2006) – Análise de Dados II - Programa, CEG, EPRU nº 69, Lisboa. (cota CEG: JB - 90/A GE)
GROUPE
CHADULE (1997) - Initiation aux Pratiques Statistiques en Géographie. Armand
Colin, Paris, (4ª Ed.)
KLINE,
P. (2005) - An easy guide for factor analysis. Routledge, London. (cota CEG: JB
- 92 GE)
KLEINBAUM, D. G.; KUPPER, L. L.; MULLER, K. E.; NIZAM,
A. (1998) - Applied regression analysis and other multivariate methods. Duxbury
Press, Pacific Grove. (cota CEG: Jb-84 GE)
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=11074
Apresentação dos docentes aos alunos. Indicação aos alunos do programa, regimes de avaliação e bibliografia. Conceitos Básicos e de Enquadramento. A Análise Exploratória e a Análise Confirmatória.
15 Setembro 2025, 15:30 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apresentação dos docentes aos alunos. Indicação aos alunos do programa, regimes de avaliação e bibliografia. Conceitos Básicos e de Enquadramento. Objectivos das técnicas multivariadas: AF, RM e Taxonomias Numéricas. Exemplos em Geografia da necessidade de utilização de técnicas multivariadas. A Análise Exploratória e a Análise Confirmatória.
Método de Avaliação
A uc
inclui aulas teóricas e aulas práticas, e sessões tutoriais.
Regime
geral de avaliação:
- 2
Testes presenciais – (25% e 35% da avaliação final).
- Um
trabalho prático de grupo dividido em quatro partes, quatro entregas (máximo de
3 alunos por grupo) (20%);
- Uma
avaliação prática constituída por uma prova individual a realizar no PC da sala
de aula (15%).
-
Apreciação individual – 5% da avaliação final
Regime
especial de avaliação:
- 2
Testes presenciais – (25% e 35% da avaliação final);
- Um
trabalho prático individual (25%);
- Uma
avaliação prática constituída por uma prova individual a realizar no PC da sala
de aula (15%).
Para
todos os estudantes:
- No
caso da média ponderada final ser superior a 9,5 valores mas a média ponderada
dos dois testes presenciais for inferior a 8,5 valores, o aluno terá de
realizar um novo teste sobre toda a matéria lecionada.
- Após
isto, a avaliação final resultará da média aritmética simples desse teste com o
resultado da avaliação regular (50% + 50%).
Bibliografia:
ABREU, D. (2006). Análise de
Dados II - Programa, CEG, EPRU nº 69, Lisboa. (JB - 90/A GE)
EBDON,
D. (2006). Statistics in Geography. Basil Blackwell, Oxford. (JB - 89 GE)
FIELD,
A. (2009). Discovering statistics using SPSS. Sage, London. (JB 114 IGOT)
KLINE,
P. (2005). An easy guide for factor analysis. Routledge, London. (JB - 92 GE)
MILES,
J.; SHEVLIN, M. (2007). Applying regression & correlation: a guide for
students and researchers. Sage,
London. (JB - 91 GE)
REIS, E. (2001). Estatística Multivariada
Aplicada, 2ª ed.. Ed. Silabo, Lisboa. (JB - 77 IGOT).
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=11074
Revisões de Estatística univariada e bivariada
15 Setembro 2025, 13:30 • Pedro Porfírio Coutinho Guimarães
Revisões de Estatística univariada e bivariada
Aula 1
15 Setembro 2025, 13:30 • Cláudia Morais Viana