Sumários

Introdução: A matriz geográfica. O cubo de Catell. Matrizes de atributos, tipos de dados e respectivos tratamentos. A Análise Multidimensional de dados.

1 Março 2018, 09:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Introdução: A matriz geográfica. O cubo de Catell (Modos R e Q; Modos P e O; Modos S e T). Matrizes de atributos, tipos de dados e respectivos tratamentos. Análise Multidimensional de dados - Análise Factorial: Conceitos, Análise de Componentes Principais, Análise Factorial propriamente dita.

 

Bibliografia:

ABREU, D. (2006) – Análise de Dados II - Programa, CEG, EPRU nº 69, Lisboa. (cota CEG: JB - 90/A GE)

GROUPE CHADULE (1997) - Initiation aux Pratiques Statistiques en Géographie. Armand Colin, Paris, (4ª Ed.)

KLINE, P. (2005) - An easy guide for factor analysis. Routledge, London. (cota CEG: JB - 92 GE)

KLEINBAUM, D. G.; KUPPER, L. L.; MULLER, K. E.; NIZAM, A. (1998) - Applied regression analysis and other multivariate methods. Duxbury Press, Pacific Grove. (cota CEG: Jb-84 GE)

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=13  


Álgebra matricial

26 Fevereiro 2018, 09:00 Jorge Miguel Nunes Padeiro

Álgebra matricial: conceito de matriz e seu significado; Matrizes: definições e tipos; operações: adição, subtracção; exercícios


Revisões de matemática.

22 Fevereiro 2018, 09:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Revisões de matemática, notação matemática, operadores, expoentes, logaritmos, funções (com exercícios).

 Avaliação:

Alunos em Regime Geral:

A avaliação final resultará da avaliação dos trabalhos elaborados ao longo do semestre de acordo com a seguinte ponderação:

·         um trabalho prático de grupo (com um máximo de 3 alunos), com uma primeira parte individual realizada no PC da sala de aula (na semana de 14 a 18 de Maio de 2018) e uma segunda de aplicação das técnicas estudadas a dados reais, feita em grupo. A componente feita em grupo deve ser entregue, em papel, no dia 4 de Junho de 2018 (15% + 20% da Avaliação Final);

·         dois testes presenciais, um no meio do semestre, no dia 7 de Abril de 2018, e outro no final do semestre, em Junho de 2018 (25% +35% da Avaliação Final);

·         apreciação pessoal individual dos docentes (5% da Avaliação Final).

Em caso de dúvida, os docentes ou os alunos podem solicitar uma entrevista sobre os elementos de avaliação.

 No caso da média ponderada final ser superior a 9,5 valores mas a média ponderada dos dois testes presenciais for inferior a 8,5 valores, o aluno terá de realizar um novo teste sobre toda a matéria leccionada. Após isto, a avaliação final resultará da média aritmética simples desse teste com o resultado da avaliação regular (50% + 50%).

 

Alunos em Regime de Avaliação Especial:

·         um trabalho prático individual com uma primeira parte realizada no PC da sala de aula (na semana de 14 a 18 de Maio de 2018) e uma segunda de aplicação das técnicas estudadas a dados reais. Esta segunda componente deve ser entregue, em papel, no dia 4 de Junho de 2018 (15% + 25% da Avaliação Final);

·         dois testes presenciais, um no meio do semestre, no dia 7 de Abril de 2018, e outro no final do semestre, em Junho de 2018 (25% + 35% da Avaliação Final);

 Em caso de dúvida, os docentes ou os alunos podem solicitar uma entrevista sobre os elementos de avaliação.

No caso da média ponderada final ser superior a 9,5 valores mas a média ponderada dos dois testes presenciais for inferior a 8,5 valores, o aluno terá de realizar um novo teste sobre toda a matéria leccionada. Após isto, a avaliação final resultará da média aritmética simples desse teste com o resultado da avaliação regular (50% + 50%).

 

Bibliografia:

WILSON, A.G; KIRBY, J. (1980) - Mathematics for Geographers and Planners. Clarendon Press, Oxford. (2ª Ed.) (cota CEG: JB-47)

EBDON, D. (2006) - Statistics in Geography. Basil Blackwell, Oxford. (cota CEG: JB - 89 GE)

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=13  


Introdução

19 Fevereiro 2018, 09:00 Jorge Miguel Nunes Padeiro

Introdução, programa, avaliação e funcionamento da disciplina de AMIG.