Formação dos grupos de trabalho, Instalação do CANACO (coordenadas que permitam a instalação do Programa). Explicação do conteúdo das folhas de Excel do ficheiro de dados a trabalhar.

11 Março 2020, 19:45 Carlos Silva Neto

Caros alunos

Devido às medidas tomadas pelo reitor da universidade de lisboa em consonância com os presidentes das várias escolas, estamos impossibilitados de ter aulas presenciais.

Assim temos de encontrar um plano alternativo de contingência que permita o funcionamento da UC.

Este plano passa por um estreito contato à distância por diferentes vias que iremos definir (Skype, Zoom Moodle, Correio eletrónico, etc. Desta forma pretendo:

1º enviem-me o nome dos elementos de cada um dos grupos e dentro deles uma pessoa que se responsabilize pelo contacto com os outros principalmente no que respeita à instalação do programa CANOCO. Para o responsável do grupo pretendo que me envie o contacto de telemóvel para que eu não tenha de estar a incomodar os serviços com o pedido de contactos.

Esta será a primeira fase.

De seguida enviarei o programa para ser instalado e de seguida um conjunto de imagens de ecrã (tutorial) que permitirão funcionar com o programa e efetuar as análises que pretendemos. Para tal pretendo que leiam o ficheiro (Biogeo Quantitat (teoria) assim como (aula4 (inventário) que estão no e-learning.

 Quantos aos ficheiros que estão no e-learning chamo a atenção para os ficheiros (exercício mestrado bio quanti), (Variáveis ambientais) e (dUNAS 2(EXPERIENCIA). No último ficheiro têm simultaneamente os inventários na página 1 e as variáveis ambientais na folha 2.

 O ficheiro exercício mestrado bio quantitativa tem os dados em bruto dos levantamentos de campo.

Estes levantamentos de campo são feitos com base na escala de Braun-Blanquet a qual é uma escala semi-quantitativa por grupos de cobertura.

Dentro de um quadrado de amostragem vamos determinar a taxa de cobertura de cada uma das espécies presentes por classe. Assim no ficheiro vocês têm em coluna o número total de inventários efetuados (95) e em linha as espécies com as designações latinas. O ponto significa que a espécies não existe no inventário. Os restantes números querem dizem o seguinte:

Escala de Braun Blanquet (ver o ficheiro trabalho de campo):

r - Recobrimento menor 0,1% do quadrado de inventário

(Recobrimento médio 0,05%).

 

+ - Recobrimento de 0,1% a 1%. do quadrado de inventário

(Recobrimento médio 0,5%).

 

1 - Recobrimento de 1% a 10%. do quadrado de inventário

(Recobrimento médio 5%).

 

2 - Recobrimento médio de 10% a 25%. do quadrado de inventário

(Recobrimento médio 17,5%).

 

3 - Recobrimento de 25% a 50% do quadrado de inventário

(Recobrimento médio de 37,5%).

 

4 - Recobrimento de 50% a 75%. do quadrado de inventário

(Recobrimento médio 62,5%).


 5 - Recobrimento de 75% a 100%. do quadrado de inventário

(Recobrimento médio de 87,5%).

 

Estes são os valores que estão contidos no Excel. Contudo o Canoco não utiliza diretamente estes valores alfa-numéricos que correspondem a classes de valores e, portanto, cada um deles é convertido no valor médio de cobertura para que possamos utilizar aa tabela no programa. Como vemos acima o sinal r é convertido em 0,05, o + é convertido no valor médio de cobertura de 0,5 e assim sucessivamente até ao 5 – convertido em 87,5.

Desta forma e depois desta conversão obtemos o segundo ficheiro (dunas 2experiencia) em que para todos os inventários já temos os valores numéricos de cobertura.

Também nas linhas a designação das espécies foi encurtada para apenas três caracteres pois nos gráficos finais se usarmos nomes muito compridos vai dar como consequência uma sobreposição de nome brutal que acaba por tornar o gráfico ilegível.

 

 

Os inventários foram efetuados com base numa amostragem de tipo estratificado em que os estratos são as diferentes zonas que do ponto de vista mofoloecológico se desenvolvem do litoral par o interior. Para ver a definição de cada uma destas zonas do litoral arenoso devem consultar os ficheiros com os artigos colocados no e-learning, em especial o glossário de termos usados em geomorfologia litoral.

1 - 16 Praia média

17 - 38 Praia alta

39-60 Duna branca ou instável

61 - 80 Duna cinzenta ou penestavel

81 - 95 Duna Verde ou estabilizada

Continuarei a enviar email nas próximas horas/dias

Não existem em contactar em caso de dúvidas.

Por favor enviem desde já a informação pedida sobre os grupos para eu poder enviar o programa