Objectivos

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Esta UC tem como objectivo proporcionar, aos futuros professores, oportunidades de reflexão, discussão e problematização em torno de temas e questões do Currículo e da Avaliação fundamentais em todas as áreas de especialização dos Mestrados em Ensino, dando atenção particular à conceptualização relativa aos temas e às orientações curriculares atuais do sistema educativo português. Os mestrandos deverão ser capazes de: 1. Conhecer e compreender as principais conceções e orientações curriculares e seus fundamentos; 2. Identificar e compreender a influência da organização curricular na prática profissional, perpetivando-a como ação especializada em gestão curricular; 3. Analisar as implicações da flexibilidade curricular e da integração da tecnologia ao nível do ensino e da avaliação; 4. Compreender paradigmas avaliativos e como as práticas curriculares determinam a forma de avaliação; 5. Analisar, caracterizar e interpretar situações educativas e estratégias de ensino promotoras de aprendizagem; 6. Mobilizar e integrar diversos saberes tornando-os relevantes para a análise e elaboração de propostas curriculares específicas; 7. Ser autónomos e de trabalhar em cooperação de modo a assumirem uma perspectiva de formação e desenvolvimento permanentes; 8. Assumir compromisso com a ética profissional.