Descrição:
Esta UC tem como objectivo proporcionar, aos futuros professores, oportunidades de reflexão, discussão
e problematização em torno de temas e questões do Currículo e da Avaliação fundamentais em todas as
áreas de especialização dos Mestrados em Ensino, dando atenção particular à conceptualização relativa
aos temas e às orientações curriculares atuais do sistema educativo português. Os mestrandos deverão
ser capazes de:
1. Conhecer e compreender as principais conceções e orientações curriculares e seus fundamentos;
2. Identificar e compreender a influência da organização curricular na prática profissional, perpetivando-a
como ação especializada em gestão curricular;
3. Analisar as implicações da flexibilidade curricular e da integração da tecnologia ao nível do ensino e da
avaliação;
4. Compreender paradigmas avaliativos e como as práticas curriculares determinam a forma de
avaliação;
5. Analisar, caracterizar e interpretar situações educativas e estratégias de ensino promotoras de
aprendizagem;
6. Mobilizar e integrar diversos saberes tornando-os relevantes para a análise e elaboração de propostas
curriculares específicas;
7. Ser autónomos e de trabalhar em cooperação de modo a assumirem uma perspectiva de formação e
desenvolvimento permanentes;
8. Assumir compromisso com a ética profissional.