Sumários

1.3. Os usos e as ferramentas da comunicação

4 Novembro 2025, 18:00 Maria Cândida Pacheco Cadavez

1.3. Os usos e as ferramentas da comunicação.

Introdução à problemática de storytelling.

BIBLIOGRAFIA
Moreira, A. et alia (2024). "Is a Good Story Enough? A Critical Analysis of Storyteller Roles in Tourism". In Journal of Hospitality & Tourism Research. Sage Journals. 1-17.


1.1 Componentes e características da comunicação; 1.2 Significação, codificação e poder(es)

28 Outubro 2025, 18:00 Maria Cândida Pacheco Cadavez

1.1 Componentes e características da comunicação; 1.2 Significação, codificação e poder(es)


Bibliografia
Baldissera, R. 2010. Comunicação Turística. IntercomSoc.Brasileira  Estudos Interdisciplinares da Comunicação VIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul – Passo Fundo – RS.  


1. Os significados da comunicação, a comunicação de significados – introdução

21 Outubro 2025, 18:00 Maria Cândida Pacheco Cadavez

1. Os significados da comunicação, a comunicação de significados – introdução.

Tendências em comunicação| Contexto(s) & circunstância(s) - como a comunicação muda.

Bibliografia
Santos Silva, D. (2021).Inovação e Comunicação de Cultura: modelos narrativos emergentes. In Lourenço, J. & P. Lopes (eds)Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural (51-70). Lisboa: NIP-C@M & UAL. 


3. O Mercado Cultural

7 Outubro 2025, 18:00 Ana Cláudia dos Santos Gonçalves

3.3. As indústrias culturais e criativas

Apresentações orais dos mapas mentais sobre políticas culturais


3. Cultura(s) e identidade(s) no mundo globalizado (introdução)  

30 Setembro 2025, 18:00 Ana Cláudia dos Santos Gonçalves

3.2. Consumo e estilos de vida 

3.3. O Mercado cultural: as indústrias culturais e criativas