Apresentação do programa da cadeira. Regimes de avaliação.
20 Setembro 2017, 16:00 • Francisco Manuel De Paula Nogueira Roque de Oliveira
Conteúdos programáticos:
1. Desenvolvimento e crescimento económico; o conceito de desenvolvimento humano; desenvolvimento e pobreza.
2. Pobreza, desigualdade e desenvolvimento humano
a. As medidas da pobreza
b. A nova geografia da pobreza global
c. A multidimensionalidade de pobreza
d. A pobreza crónica
e. Estratégias de combate à pobreza na África Subsaariana
3. Ajuda ao desenvolvimento
a. Definição estatística e modalidades de ajuda
b. Agentes e volumes de ajuda dos países desenvolvidos
c. Realidade e critérios para a repartição da ajuda global
d. A evolução dos paradigmas da ajuda
e. Avaliação da eficácia da ajuda
f. O impacto da ajuda à África Subsaariana
4. A cooperação descentralizada e a solidariedade internacional; políticas de desenvolvimento, de cooperação e de ajuda humanitária na África Subsaariana; as relações entre a União Europeia e a África Subsaariana: o papel do CAD/OCDE e da ONU; realidade e perspectivas da cooperação Sul-Sul em África
5. Estudo de caso: a cooperação portuguesa
6. Integração regional africana e o seu impacto no desenvolvimento
Regimes de Avaliação
I - Regime Normal de Avaliação
Os alunos que frequentarem a disciplina de Cooperação e Desenvolvimento em África sujeitos ao Regime Normal de Avaliação serão avaliados de acordo com os seguintes elementos e critérios:
(1) Um teste escrito individual, a realizar durante o período de aulas: peso de 15% na nota final.
(2) Um teste escrito individual, na época normal de avaliações da FLUL/IGOT (8 a 13 de Janeiro de 2018): peso de 45% na nota final.
(3) Um trabalho de investigação de grupo (tema a indicar pelo docente): peso de 25% na nota final
* Grupos: 3 alunos
* Escolha do tema de trabalho: 12 de Outubro
* Entrega de uma versão prévia do trabalho (máximo 8 páginas, incluindo notas e bibliografia: Times New Roman, 12, esp. 1,5): 3 de Novembro. A apresentação deste elemento de avaliação intermédio é obrigatória.
* Entrega da versão escrita dos trabalhos (máximo 15 páginas, incluindo notas e bibliografia: Times New Roman, 12, esp. 1,5): 29 de Novembro.
* Apresentação final dos trabalhos: nas aulas entre 6 e 20 de Dezembro, conforme calendário a definir pelo docente.
* A avaliação do trabalho de investigação incide sobre a componente escrita e a respectiva apresentação oral. Esta avaliação é individualizada (ver Normas para a elaboração do trabalho de investigação).
(4) Breves apresentações de temas ou elaboração de fichas nas aulas (temas e estrutura a indicar pelo docente): peso de 15% na nota final.
* A apresentação de temas e a elaboração de fichas serão realizadas pelos mesmos grupos de alunos constituídos para a realização do trabalho de investigação de grupo.
* No caso de apresentações de temas, a avaliação incidirá apenas sobre a respectiva apresentação oral e será individualizada.
- Os alunos do Programa Erasmus são abrangidos pelo regime normal de avaliação
II - Regime Especial de Avaliação
Os alunos que frequentarem a disciplina de Cooperação e Desenvolvimento em África sujeitos ao Regime Especial de Avaliação serão avaliados de acordo com os seguintes elementos e critérios:
(1) Um teste escrito individual, na época normal de avaliações da FLUL, a realizar simultaneamente com os outros alunos: peso de 65% na nota final
(2) Um trabalho de investigação individual (tema e estrutura a indicar pelo docente): peso de 35% na nota final.
* Até 12 de Outubro os alunos devem acordar com o docente o tema do trabalho
* Entrega de uma versão prévia do trabalho (máximo 8 páginas, incluindo notas e bibliografia: Times New Roman, 12, esp. 1,5): 3 de Novembro. apresentação deste elemento de avaliação intermédio é obrigatória.
* Entrega da versão escrita dos trabalhos (máximo 15 páginas, incluindo notas e bibliografia: Times New Roman, 12, esp. 1,5): 29 de Novembro.
* Apresentação oral dos trabalhos: 6 a 20 de Dezembro; horário de apresentação a combinar com o docente.
* A avaliação do trabalho de investigação incide sobre a componente escrita e a respectiva apresentação oral.