Sumários

Riscos climáticos (III)

17 Maio 2024, 09:00 António Manuel Saraiva Lopes


Eventos climáticos extremos.  As vagas de frio: definição e respostas fisiológicas do corpo humano ao frio intenso. Impactes na mortalidade.

Riscos climáticos (III)

16 Maio 2024, 10:00 António Manuel Saraiva Lopes


Eventos climáticos extremos: ondas de calor e vagas de frio. Definições e respostas fisiológicas do corpo humano ao calor intenso. Impactes na mortalidade e na morbilidade humanas. Sistemas de alerta. Efeitos agravados pela Ilha de Calor Urbano e alterações climáticas. A onda de calor de 2003.

Os riscos climáticos (II)

10 Maio 2024, 09:00 António Manuel Saraiva Lopes


Precipitações excessivas e suas consequências: as cheias (rápidas e das grandes bacias fluviais) e as inundações; A suscetibilidade de cheia na AML; Algumas soluções para a mitigação de impactes em áreas urbanas.Fenómenos atmosféricos responsáveis por precipitação muito abundante e ventos violentos. Os ciclones tropicais (escala de intensidades de (Saffir-Simpson); Consequências: a sobre-elevação do nível do mar de origem meteorológica (storm surge); Os tornados e outros fenómenos meteorológicos extremos (descargas elétricas atmosféricas/trovoadas e tempestades de vento). Consequências para as atividades humanas

Os riscos climáticos (I)

9 Maio 2024, 10:00 António Manuel Saraiva Lopes


Os riscos climáticos. definições: Riscos, perigosidade e vulnerabilidade; critérios EMDAT de catástrofes naturais. Tipologias de desastres naturais em Portugal no Mundo. Consequências dos desastres naturais nas populações e nas economias mundiais. O risco de seca: tipologia das secas (meteorológicas, hidrológicas, agrícolas e sócio-económicas) Índices utilizados na monitorização das secas Causas meteorológicas na Europa Ocidental e consequências ambientais em vários locais do mundo.

As causas antrópicas das alterações climáticas (II)

3 Maio 2024, 09:00 António Manuel Saraiva Lopes


As causas antrópicas das alterações climáticas. Projeções para o futuro e consequências globais e regionais. Medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Conclusões sobre as AC provocadas pelas atividades humanas.