Sumários

Sessão prática para lançamento dos trabalhos práticos

26 Outubro 2021, 13:00 António Manuel Saraiva Lopes

Sessão prática para lançamento dos trabalhos práticos As bases de dados nacionais e internacionais existentes para os estudos do Clima Urbano. Metodologias mais utilizadas de acordo com a escala de análise. Software disponível e ideias para os trabalhos práticos.


Influência dos fluxos radiativos e dos espaços verdes na temperatura do ar.

19 Outubro 2021, 13:00 António Manuel Saraiva Lopes

Influência dos fluxos radiativos e dos espaços verdes na temperatura do ar. Propriedades dos materiais (capacidade calorífica, condutividade e admitância térmica; emissividade e albedo). Aumento da rugosidade aerodinâmica e diminuição do vento nas áreas urbanas.A produção de calor antrópico e poluição atmosférica. Implicações da redução da fracção visível da abóbada celeste (Sky view factor- SVF). Razão H/W e ICU. Consequências para o ambiente das cidades.

Continuação das medições das componente radiativas num canyon urbano.


odificações do balanço radiativo e energético em áreas urbanas

12 Outubro 2021, 13:00 António Manuel Saraiva Lopes

Principais características do clima urbano. Modificações do balanço radiativo e energético em áreas urbanas, devidas à geometria urbana e tipo de superfície. Sessão prática de medição das componentes do balanço radiativo: utilização de piranómetro (radiação de pequeno comprimento de onda incidente e reflectida) e pirgeómetro (emissão das superfícies e atmosférica). Princípios para o cálculo do balanço radiativo em três locais distintos: Sobre a calçada (passeio); sobre o asfalto; e sobre um relvado. Observação e discussão dos resultado


Apresentação dos temas da disciplina; avaliação; referências bibliográficas

28 Setembro 2021, 13:00 António Manuel Saraiva Lopes

Apresentação dos temas da disciplina; avaliação; referências bibliográficas. Grandes temas da climatologia urbana. Apresentação da investigação feita pelo GI Zephyrus/CEG. Importância dos estudos de climatologia urbana. Natureza do clima urbano e escalas climáticas; monitorização do clima urbano (rede do IPMA, rede CEG, medições itinerantes, outras redes, detecção remota); Marcos históricos no desenvolvimento do clima urbano.
Avaliação:
Regime Normal
Os alunos realizam três provas: 
2 fichas de avaliação teórico-práticas escritas, uma delas presencial (25% cada); 
1 apresentação oral (40%); 
avaliação do progresso na aprendizagem de cada aluno (10%), baseada no trabalho desenvolvido nas aulas práticas e na participação do aluno.

Regime especial: 
1 recensão escrita (40%) e 1 teste teórico-prático (60%)