Sumários

Trabalho de campo em ambiente urbano

3 Novembro 2016, 10:00 António Manuel Saraiva Lopes

Trabalho de campo: instrumentação e métodos para recolha de parâmetros climáticos em ambiente urbano; medição de temperatura, humidade relativa e vento; radiação solar (difusa, directa e global) com piranómetro e radiação infravermelha térmica com pirgeómetro; Obtenção de imagens térmicas com câmara do tipo FLIR, para registo das temperaturas de superfície. Interpretação de resultados e preparação dos trabalhos práticos.


O vento em ambiente urbano

27 Outubro 2016, 10:00 António Manuel Saraiva Lopes

O vento em ambiente urbano: métodos de estudo, técnicas de análise e exemplos. Escalas temporais do vento: a função de densidade espectral de potência. O perfil logarítmico do vento na camada limite atmosférica. Modificações do vento devidas ao relevo. Influência urbana na direcção do vento (escala regional). O vento em torno dos edifícios (escala microclimática).
Acompanhamento dos trabalhos práticos


A ilha urbana de calor; acompanhamento dos trabalhos práticos

20 Outubro 2016, 10:00 António Manuel Saraiva Lopes

A ilha urbana de calor: frequências, ritmos e intensidades; diferenças nos padrões térmicos nas ICU em vária partes do Mundo e em Portugal; Modelos de avaliação; As “várias” Ilhas de calor: exemplos; a ICU de Lisboa; Consequência para o ambiente urbano.
Acompanhamento dos trabalhos práticos


Lançamento dos trabalhos práticos.

13 Outubro 2016, 10:00 António Manuel Saraiva Lopes

Definição dos temas dos trabalhos práticos e avaliação das necessidades para a sua elaboração.


O Balanço energético em meio urbano; propriedades dos materiais de superfície.

6 Outubro 2016, 10:00 António Manuel Saraiva Lopes

Influências dos fluxos radiativos e dos espaços verdes na temperatura do ar.
Propriedades dos materiais (ca;pacidade calorífica, condutividade e admitância térmica; emissividade e albedo). Aumento da rugosidade aerodinâmica e diminuição do vento nas áreas urbanas
A produção de calor antrópico e poluição atmosférica. Implicações da redução da fracção visível da abóbada celeste (Sky view factor- SVF). Razão H/W e ICU. consequências para o ambiente das cidades