Últimos anúncios
Corpo Docente
Eusebio Joaquim Marques dos Reis
Responsável
eusebioreis@edu.ulisboa.pt
Pedro Manuel Pinto dos Santos
Responsável
pmpsantos@edu.ulisboa.pt
Mais informações
Descrição:
Objetivos e Competências: 1. Adquirir os conceitos ligados às cheias, às componentes das bacias hidrográficas, aos fundos de vale e aos canais fluviais; 2. Conhecer o funcionamento dos sistemas fluviais e os fatores desencadeantes e agravantes das cheias; 3. Combinar as dimensões espacial e temporal na interpretação das cheias e na dinâmica dos fundos de vale e canais fluviais, bem como dos processos naturais e humanos que os influenciam; 4. Conhecer a sequência de processos e saber aplicar os procedimentos em SIG para caracterização e análise de bacias hidrográficas e avaliação das suas condições de escoamento; 5. Conhecer os tipos de intervenção territorial a implementar, que podem minimizar as consequências nefastas das cheias, à escala da bacia, do fundo de vale e do canal fluvial; 6. Propor estratégias e intervenções de (re)ordenamento territorial em diferentes escalas geográficas e adequar os métodos e as técnicas às diferentes perspetivas e problemas nas áreas ribeirinhas.
- 2024/2025 - 1 Semestre -- (Mest.Geog. Física Ord. Território, Mest.SIG Modelação Territorial)
- 2023/2024 - 2 Semestre -- (Mest.Geog. Física Ord. Território, Mest.SIG Modelação Territorial)
- 2019/2020 - 2 semestre -- (Mest.Geog. Física Ord. Território, Mest.SIG Modelação Territorial)
- 2017/2018 - 2 Semestre -- (Mest.SIG Modelação Territorial)
- 2017/2018 - 2 Semestre -- (Mest.Geog. Física Ord. Território)
- 2016/2017 - 2 Semestre -- (Mest.Geog. Física Ord. Território, Mest.Gestão Territ. Urbanismo, Mest.SIG Modelação Territorial)
- Mestrado Bolonha em SIG e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento - 2_Mestrado SIG (Despacho n.º 4201/2010)
- Mestrado Bolonha em Geografia Física e Ordenamento do Território - 2_Mestrado GFOT (Despacho n.º 4197/2010)
- Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia