Sumários

A burocratização do ensino da Geografia não contribui para o sucesso escolar e para o debate metodológico (continuação da apresentação das recensões críticas).

12 Novembro 2020, 17:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

A burocratização do ensino da Geografia não contribui para o sucesso escolar e para o debate metodológico (continuação da apresentação das recensões críticas).


O blogue deve ter reflexões pessoais. A Educação geográfica deve ser uma disciplina de cidadania, enquadrada nas Ciências Sociais.

5 Novembro 2020, 17:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

O blogue deve ter reflexões pessoais. A Educação geográfica deve ser uma disciplina de cidadania, enquadrada nas Ciências Sociais.


As duas Cartas Internacionais de Educação Geográfica (1992 e 2016)

29 Outubro 2020, 17:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

A primeira Carta Internacional da Educação Geográfica é mais inovadora porque valorizava os Direitos do Homem e os problemas sociais e ambientais, enquanto que a segunda Carta tem um cariz mais técnico e é menos ambiciosa. A educação geográfica não é uma diluição da disciplina de Geografia, deve-se preocupar com os problemas quotidianos.

Esta aula foi lecionada das 11h às 13h, em prévio acordo com os alunos.


A Carta Internacional da Educação Geográfica de 1992

22 Outubro 2020, 17:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Discussão sobre a Carta Internacional da Educação Geográfica de 1992, destacando-se que esta se baseia na Declaração Universal dos Direitos do Homem e em outros documentos internacionais e que a Geografia contribui para a Educação Ambiental, a Educação Internacional e a Educação para o Desenvolvimento.


Deve ou não o professor de Geografia denunciar injustiças no mundo? Sim, na perspetiva da defesa dos Direitos Humanos e da empatia pelo próximo.

15 Outubro 2020, 17:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Deve ou não o professor de Geografia denunciar injustiças no mundo? Sim, na perspetiva da defesa dos Direitos Humanos e da empatia pelo próximo.