Sumários
A burocratização do ensino da Geografia não contribui para o sucesso escolar e para o debate metodológico (continuação da apresentação das recensões críticas).
12 Novembro 2020, 17:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
A burocratização do ensino da Geografia não contribui para o sucesso escolar e para o debate metodológico (continuação da apresentação das recensões críticas).
O blogue deve ter reflexões pessoais. A Educação geográfica deve ser uma disciplina de cidadania, enquadrada nas Ciências Sociais.
5 Novembro 2020, 17:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
O blogue deve ter reflexões pessoais. A Educação geográfica deve ser uma disciplina de cidadania, enquadrada nas Ciências Sociais.
As duas Cartas Internacionais de Educação Geográfica (1992 e 2016)
29 Outubro 2020, 17:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
A primeira Carta Internacional da Educação Geográfica é mais inovadora porque valorizava os Direitos do Homem e os problemas sociais e ambientais, enquanto que a segunda Carta tem um cariz mais técnico e é menos ambiciosa. A educação geográfica não é uma diluição da disciplina de Geografia, deve-se preocupar com os problemas quotidianos.
Esta aula foi lecionada das 11h às 13h, em prévio acordo com os alunos.
A Carta Internacional da Educação Geográfica de 1992
22 Outubro 2020, 17:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Discussão sobre a Carta Internacional da Educação Geográfica de 1992, destacando-se que esta se baseia na Declaração Universal dos Direitos do Homem e em outros documentos internacionais e que a Geografia contribui para a Educação Ambiental, a Educação Internacional e a Educação para o Desenvolvimento.
Deve ou não o professor de Geografia denunciar injustiças no mundo? Sim, na perspetiva da defesa dos Direitos Humanos e da empatia pelo próximo.
15 Outubro 2020, 17:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Deve ou não o professor de Geografia denunciar injustiças no mundo? Sim, na perspetiva da defesa dos Direitos Humanos e da empatia pelo próximo.