Descrição:
Esta unidade curricular contém os conceitos básicos de ecologia necessários para compreender a importância dos ecossistemas e da biodiversidade para a sustentabilidade. O objetivo é dar aos alunos conhecimento baseado em ciência para compreenderem os impactos da pressão humana no ambiente à escala global, fazendo a ponte entre a investigação científica desenvolvida nesta área e as respostas políticas e societais.
No final da unidade curricular os alunos terão adquirido os seguintes conhecimentos e competências:
• Conceitos básicos de ecologia e ambiente,
• Compreenderão a relação entre biodiversidade, os serviços dos ecossistemas e a sustentabilidade humana
• Terão conhecimento dos limites planetários para um desenvolvimento humano seguro e dos efeitos da pressão humana nestes limites
• Importância do conceito de ecologia das alterações globais e compreensão dos conceitos de resiliência e estabilidade dos ecossistemas face às pressões humanas.
• Serão capazes de reconhecer as principais estratégias e políticas globais de adaptação e mitigação face a estes problemas e de reconhecer as pontes entre os esforços a nível científico, político e societal.
• Serão capazes de reconhecer, e aplicar indicadores ecológicos para diagnosticar, monitorizar e prever os efeitos da pressão humana, e de os utilizar para avaliar a eficácia políticas ou de gestão e para prever cenários futuros.
• Através de discussões de grupo e aprendizagem baseada na resolução de problemas, desenvolverão a capacidade de pensamento crítico, resolução de problemas ambientais reais e de apresentação e discussão.
• Habilidade para colher, analisar de forma critica e mapear dados de indicadores ecológicos para diagnosticar um problema ambiental
• Capacidade para procurar informação científica e política relevante de uma variedade de fontes e de o relacionar e aplicar para resolver problemas ambientais.
• Capacidade de escrever relatórios científicos
- Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)