Métodos de Ensino e Avaliações

A avaliação na unidade curricular é constituída pelos seguintes elementos: Regime ordinário: Construção de um portefólio individual organizado em duas partes. Na primeira parte é construída uma análise critica do projeto educativo do agrupamento em que o estudante se encontra a estagiar, fundamentada na literatura de referência e nos documentos oficiais (Referencial da Educação para o Desenvolvimento e Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória) (12%); Num segundo momento é feita a caraterização de um grupo turma com o qual o estudante se encontra a realizar a sua intervenção, a partir de dados recolhidos por observação direta e através de questionários (7%). Na segunda parte, é planificada uma sequência de atividades ou um projeto de trabalho para a turma antes caraterizada, a partir de um tema das Aprendizagens Essenciais da Geografia e tendo como objetivo uma abordagem pedagógico-didática promotora do desenvolvimento de competências interculturais nos alunos (35%); esta planificação é acompanhada de uma análise critica, fundamentando o seu contributo para o desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno (6%); Num último momento é feita uma análise critica da proposta, fundamentando-a teoricamente e justificando as potencialidades da Educação Geográfica para o desenvolvimento de competências interculturais (40%). Regime especial: Portefólio individual seguindo as etapas definidas para a avaliação em regime ordinário: 50% Apresentação e discussão oral: 50% Época específica: A avaliação será idêntica à realizada no Regime especial.