Últimos anúncios
Mais informações
Descrição:
Esta UC pretende desenvolver uma consciência reflexiva nos estudantes relativamente às finalidades da educação, ao papel da escola na sociedade, à relação entre as famílias e a escola, às identidades juvenis e à profissionalização e deontologia docentes, assim como proporcionar conhecimentos sobre o funcionamento da escola como organização. Pretende-se, assim, fomentar as seguintes competências: 1. Conhecer os processos de construção do modelo escolar de educação e dos sistemas públicos de ensino no contexto da actual modernidade 2. Relacionar as finalidades da educação com o papel da escola nas sociedades contemporâneas 3. Analisar a transformação das dinâmicas familiares e sua relação com os atuais processos de escolarização 4. Refletir sobre as identidades que definem o ser-se aluno ou aluna; 5. Tomar consciência da dimensão deontológica da cultura profissional docente. 6. Compreender a escola enquanto realidade organizacional nas suas múltiplas dimensões. 7. Refletir sobre propostas pedagógicas e organizacionais inovadoras com vista à escola do futuro.
- 2024/2025 - 2 Semestre -- (Ensino Ge)
- 2023/2024 - 2 Semestre -- (Ensino Ge)
- 2021/2022 - 2 Semestre -- (Ensino Ge)
- 2020/2021 - 2 semestre -- (Ensino Ge)
- 2019/2020 - 2 semestre -- (Ensino Ge)
- 2018/2019 - 2 Semestre -- (Ensino Ge)
- 2017/2018 - 2 Semestre -- (Ensino Ge)
- 2016/2017 - 2 Semestre -- (Ensino Ge)
- 2015/2016 - 2 Semestre -- (Ensino Ge)