Aula 8
30 Novembro 2017, 13:00 • Ana Ramos Pereira
Esta aula foi lecionada no campo.Estágio de campo que decorreu nos dias 8, 9 e 10 de dezembro.
Objectivos:
• Compreensão da diversidade das dinâmicas dos sistemas físicos, no espaço e no tempo, e dos seus elementos forçadores;
• Aprendizagem das metodologias específicas de estudo, incluindo o trabalho de campo;
• Utilização de técnicas de levantamento de campo diferenciadas, com recurso a instrumentação;
• Aplicação no Ordenamento do Território.
Temas:
• Diversidade do território e o estudo de vários sistemas (diferentes técnicas de levantamento de campo);
• Avaliação no campo do papel dos elementos forçadores/agentes e fatores desencadeantes;
• Perigosidade (c/factores condicionantes e desencadeantes)
• Usos do território e sua vulnerabilidade
• Património geomorfológico
O relatório do estágio de campo deve ser organizado de acordo com os dois temas tratados: (i) o relevo e a estruturação da paisagem; (ii) dinâmica dos sistemas litorais praia e arriba; (ii) realização da sondagem e análise macroscópica dos sedimentos.
Relativamente a (i) devem justificar se consideram que a Fóia deve ser considerado um geosítio.
Relativamente à (ii) dinâmica do sistema litoral praia devem referir:
· A metodologia utilizada no levantamento da praia, incluindo 1. Sequência de procedimentos na recolha de dados; 2. Sequência de procedimentos de pós processamento dos dados (correção); 3. Análise crítica da repartição espacial dos erros; 4. Construção do MET (modelo de elevação do terreno);
· Caraterização morfológica (planimétrica) da praia;
· Se fizeram perfis transversais devem incluí-los aqui.
Relativamente à (ii) dinâmica do sistema litoral arriba devem referir:
· A metodologia utilizada no levantamento da caraterização da arriba (morfologia e processos de evolução)
· Caraterização da arriba quanto à morfologia, fatores condicionantes e processos de evolução. Poderão quando necessário acrescentar processos desencadeantes.
(sugeri um levantamento fotográfico de toda a extensão da arriba, podendo aí cartografar todos os elementos relevantes).
Relativamente a (iii) realização da sondagem e análise macroscópica dos sedimentos, o relatório deve conter
· seleção do melhor local na planície aluvial para fazer sondagem;
· georeferenciar a boca da sondagem;
· realizar a sondagem e identificar macroscopicamente os pacotes sedimentares;
· fazer a caraterização de campo dos vários pacotes sedimentares e dos seus componentes; construir o log no campo
· recolher amostras de cada pacote sedimentar, etiquetá-las (número, local e data) e descrever sinteticamente cada uma delas.