Sumários

Aula não leccionada

1 Junho 2018, 11:00 Luis Moreno

As aulas práticas foram concluídas na semana anterior, cumprindo-se com as horas estipuladas (28 P + 7 OT) no âmbito dos diplomas legais de configuração das estruturas curriculares das licenciaturas em Geografia e em Planeamento e Gestão do Território (acessíveis em www.igot.ulisboa.pt/ensino/licenciatura-em-geografia/ e em www.igot.ulisboa.pt/ensino/licenciatura-em-planeamento-e-gestao-do-territorio/).


Apresentação oral dos trabalhos de grupo

1 Junho 2018, 11:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Conclusão da apresentação oral dos trabalhos de grupo


Apresentação oral dos trabalhos de grupo

30 Maio 2018, 11:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Conclusão da apresentação oral dos trabalhos de grupo


Apresentação dos trabalhos de grupo.

29 Maio 2018, 11:00 Jennifer Leigh McGarrigle Montezuma de Carvalho

Estudo de Caracterização da Economia Regional

(Guião do Trabalho Prático de Grupo)

 

A economia portuguesa tem enfrentado inúmeros desafios ao longo da sua história. A resposta aos desafios tem implicado uma distribuição territorial das condições económicas algo diferenciada, pois cada região tem uma trajetória de desenvolvimento distinta. Assim, as estratégias de desenvolvimento económico das regiões portuguesas refletem necessariamente essa diferenciação. Porém, antes de conceber essas estratégias, é fundamental conhecer em pormenor o perfil económico de cada região. Este é o objetivo principal deste trabalho prático de grupo.

Nesse sentido, cada grupo deve selecionar uma NUTS II e proceder à sua análise quantitativa, tendo em conta os indicadores económicos estudados – PIB p/capita, PIB regional, taxa de crescimento nominal e real do PIB, produtividade do trabalho, taxa de investimento, índice de disparidade da produtividade, quociente de localização (QL) e coeficiente de especialização (CE). Para além disso, deve também consultar-se bibliografia adequada, de modo a complementar e enriquecer a análise descritiva com elementos que ajudem a compreender e explicar os processos económicos que caracterizam a região analisada.

O estudo de caracterização da economia regional deve ter uma natureza multi-escalar, ou seja: por um lado, deve procurar relacionar a NUTS II em análise com o contexto nacional e, eventualmente, europeu; por outro, deve ser capaz de descrever a diversidade interna da NUTS II, colocando o enfoque sobre as suas NUTS III e/ou municípios constitutivos (no caso do QL e do CE deve considerar-se como região padrão a respectiva NUTS II; nos restantes indicadores devem constar os dados referentes à NUTS II analisada, às respectivas NUTS III e Portugal). A análise deve incluir pelo menos 3 anos distintos (de 2001 em diante), com distâncias temporais semelhantes entre eles.

O estudo será objeto de apresentação oral (duração máxima de 15 minutos), em data a definir pelo docente da turma prática, e o relatório final não pode ultrapassar as 3.000 palavras (incluindo bibliografia). Este deve ser entregue em formato pdf, impreterivelmente até ao dia 28 de maio de 2018. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

 


Aula não leccionada

29 Maio 2018, 11:00 Luis Moreno

Foram terminadas as aulas teóricas, de acordo com a programação efetuada e com o número de horas previsto (21 h T) no âmbito dos diplomas legais de configuração das estruturas curriculares das licenciaturas em Geografia e em Planeamento e Gestão do Território (acessíveis em www.igot.ulisboa.pt/ensino/licenciatura-em-geografia/ e em www.igot.ulisboa.pt/ensino/licenciatura-em-planeamento-e-gestao-do-territorio/).