Sumários

Desenvolvimento da 1.ª situação-problema: Centros Comerciais: Sim! Mas Onde os Localizar?

7 Outubro 2022, 13:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

Desenvolvimento da 1.ª situação-problema: Centros Comerciais: Sim! Mas Onde os Localizar?

  • Resposta às questões da ficha SQCAP:
    • O que julgamos saber sobre a situação-problema?
    • O que não sabemos sobre a situação-problema e precisamos de saber para resolver o problema?
    • Como nos vamos organizar para adquirirmos o conhecimento de que necessitamos?


Lançamento da primeira situação-problema

30 Setembro 2022, 13:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

  • Lançamento da primeira situação-problema: centros comerciais: potencialidades e constrangimentos para o desenvolvimento das cidades médias.
  • Análise do cenário da situação problema ( o que sabemos sobre a situação-problema - brainstorming das equipas)
  • O que não sabemos e necessitamos saber para resolver o problema (brainstorming da equipa)

--------------------------------------------------------


Formação dos grupos de trabalho e redação dos contratos

28 Setembro 2022, 15:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

1. Formação dos grupos de trabalho e eleição dos lideres e dos secretários

2. Redação de contratos de trabalho:

  • Em que consiste um contrato de trabalho?
  • Regras a estabelecer para o funcionamento dos grupos
  • Direitos e deveres dos membros dos grupos
  • Penalizações em caso de incumprimento


Apresentação da metodologia Problem Based Learning

23 Setembro 2022, 13:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

  • Introdução à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas: Em que consiste? Que objetivos visa? Que princípios norteiam a sua aplicação?
  • O processo The Maastricht ‘7’ Jump
  • O papel dos problemas, do grupo e do trabalho autónomo do aluno no desenvolvimento da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
  • Referências bibliográficas


Apresentação do programa , dos objetivos e da avaliação

21 Setembro 2022, 15:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

  • Apresentação do programa da unidade curricular: conteúdos substantivos, processuais e procedimentais, finalidades, objetivos gerais, competências a desenvolver, evidências de aprendizagem, referências bibliográficas.
  • Metodologia de ensino/aprendizagem adotada no funcionamento da unidade curricular: a Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • A avaliação das aprendizagens: as formas, os processos, os critérios e os elementos de avaliação para os alunos ordinários e em regime especial.
  • Formação de grupos, elaboração de contratos de trabalho e redação da carta de direitos, deveres e penalizações a que ficam vinculados os membros das equipas de trabalho.
  • Os elementos de um grupo de trabalho: coordenador, secretário, tutor e membro simples. As funções e papéis desempenhados pelos diferentes tipos de membros.