Sumários
Desenvolvimento da 1.ª situação-problema: Centros Comerciais: Sim! Mas Onde os Localizar?
7 Outubro 2022, 13:00 • Herculano Alberto Pinto Cachinho
Desenvolvimento da 1.ª situação-problema: Centros Comerciais: Sim! Mas Onde os Localizar?
- Resposta às questões da ficha SQCAP:
- O que julgamos saber sobre a situação-problema?
- O que não sabemos sobre a situação-problema e precisamos de saber para resolver o problema?
- Como nos vamos organizar para adquirirmos o conhecimento de que necessitamos?
Lançamento da primeira situação-problema
30 Setembro 2022, 13:00 • Herculano Alberto Pinto Cachinho
- Lançamento da primeira situação-problema: centros comerciais: potencialidades e constrangimentos para o desenvolvimento das cidades médias.
- Análise do cenário da situação problema ( o que sabemos sobre a situação-problema - brainstorming das equipas)
- O que não sabemos e necessitamos saber para resolver o problema (brainstorming da equipa)
--------------------------------------------------------
Formação dos grupos de trabalho e redação dos contratos
28 Setembro 2022, 15:00 • Herculano Alberto Pinto Cachinho
1. Formação dos grupos de trabalho e eleição dos lideres e dos secretários
2. Redação de contratos de trabalho:
- Em que consiste um contrato de trabalho?
- Regras a estabelecer para o funcionamento dos grupos
- Direitos e deveres dos membros dos grupos
- Penalizações em caso de incumprimento
Apresentação da metodologia Problem Based Learning
23 Setembro 2022, 13:00 • Herculano Alberto Pinto Cachinho
- Introdução à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas: Em que consiste? Que objetivos visa? Que princípios norteiam a sua aplicação?
- O processo The Maastricht ‘7’ Jump
- O papel dos problemas, do grupo e do trabalho autónomo do aluno no desenvolvimento da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
- Referências bibliográficas
Apresentação do programa , dos objetivos e da avaliação
21 Setembro 2022, 15:00 • Herculano Alberto Pinto Cachinho
- Apresentação do programa da unidade curricular: conteúdos substantivos, processuais e procedimentais, finalidades, objetivos gerais, competências a desenvolver, evidências de aprendizagem, referências bibliográficas.
- Metodologia de ensino/aprendizagem adotada no funcionamento da unidade curricular: a Aprendizagem Baseada em Problemas.
- A avaliação das aprendizagens: as formas, os processos, os critérios e os elementos de avaliação para os alunos ordinários e em regime especial.
- Formação de grupos, elaboração de contratos de trabalho e redação da carta de direitos, deveres e penalizações a que ficam vinculados os membros das equipas de trabalho.
- Os elementos de um grupo de trabalho: coordenador, secretário, tutor e membro simples. As funções e papéis desempenhados pelos diferentes tipos de membros.