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Corpo Docente
Maria Lucinda Cruz dos Santos Fonseca
Responsável
fonseca-maria@campus.ul.pt
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Descrição:
Obejetivos: - Apreender e aplicar os conceitos e instrumentos fundamentais da demografia de forma adequada. - Conhecer as principais fontes de informação, métodos de análise e formas de representação dos fenómenos demográficos. - Conhecer a estrutura e as dinâmicas da população no mundo, na Europa e em Portugal. - Compreender o efeito das relações de género na dinâmica de transformação das estruturas demográficas e familiares, no tempo e no espaço. - Compreender as consequências das dinâmicas demográficas em curso na organização da sociedade e no território. - Identificar e compreender os principais problemas e desafios demográficos do futuro, à escala global, europeia, nacional e das regiões portuguesas, desenvolvendo um juízo informado sobre as respostas de política mais adequadas. - Demonstrar a relevância da análise multi-nível (micro para macro) e multi-escalar (local para global) em estudos de geografia da população. Competências: - Saber utilizar os diversos métodos de análise populacional ajustados à realidade concreta dos espaços geográficos. - Enquadrar Portugal nas diversas fases dos modelos de transição demográfica, de transição epidemiológica e de transição da mobilidade. - Avaliar criticamente as interações entre processos de transformação social e ambiental e a forma como se relacionam com a dinâmica populacional e as migrações, no espaço e ao longo do tempo. - Desenvolver juízos de valor sobre as respostas de política mais adequadas para mitigar os problemas decorrentes do envelhecimento populacional, diminuição da fecundidade, pressão dos fluxos migratórios e sustentabilidade dos sistemas de segurança social. - Refletir criticamente sobre a literatura académica recente sobre as dinâmicas da população, no tempo e no espaço.
- Licenciatura Bolonha em Geografia - 8_Perfis GF-GH-CSIG (Despacho 1704/2018)
- Licenciatura Bolonha em Planeamento e Gestão do Território - 2_PGT 2017/2018 (Despacho 1502/2018)