Sumários

Envelhecimento da População Portuguesa

3 Outubro 2018, 13:00 Isabel Maria Freire Martins Madaleno

Discussão de texto de A.Abreu, publicado no Monde Diplomatique. Exercício dos 5 porquês do envelhecimento e análise das consequências futuras.


População - dinâmicas e estruturas a escalas diversas, com destaque para o contexto internacional

27 Setembro 2018, 15:00 Jorge da Silva Macaísta Malheiros



A distribuição da população e os seus fatores explicativos a escalas diversas. Densidade populacional, recursos e desenvolvimento. Fecundidade, mortalidade e esperança de vida - o quadro global dos processos. Transição demográfica e transição epidemiológica. O envelhecimento como desafio societal. 

Emigração e imigração nos países do mundo - um retrato das dinãmicas. As justificações para as migrações e o modelo push-pull. Impactos das migrações nos países de origem e destino. 

Projeções de população nas diversas regiões do mundo. Justificações para as estimativas.


Desigualdades no mundo urbano, diversidade cultural e miscigenação - introdução e despiste de ideias prévias

27 Setembro 2018, 13:00 Jorge da Silva Macaísta Malheiros



Exibição de vídeos sobre desigualdades nas cidades - expressão no território e situação relativamente aos contextos geográficos em que se situam. Debate com os alunos e realização de exercício em grupo: metodologia starbust aplicada às desigualdades.

Vídeo sobre diversidade cultural e miscigenação no Brasil. Síntese das ideias fundamentais e lançamento de trabalho para casa correspondente à realização de um sumário das ideias fundamentais expressas neste documentário. 


Apresentação. Quebrar o gelo/Questionar e problematizar

26 Setembro 2018, 13:00 Isabel Maria Freire Martins Madaleno

Debate oral: identificar ideias-chave (palavras-chave) de um video sobre cultura brasileira e diversidade cultural. Breve comentário escrito sobre o vídeo, realizado em grupo. 


Apresentação da unidade curricular aos alunos

20 Setembro 2018, 15:00 Jorge da Silva Macaísta Malheiros


Apresentação dos conteúdos, objetivos e competências a adquirir nesta UC. Debate com os alunos. Apresentação da metodologia de avaliação e dos elementos que a integram. Em sequência desta conversa, foi acordado com os alunos reduzir introduzir um segundo teste no sistema de avaliação da uc. Assim, o 1ºteste (novo) terá um peso de 20% e o 2ºteste (já previsto) passará para 35%. Os restantes elementos de avalição mantêm-se inalterados.

Introdução Prelimnar às grandes dimensões da UC - Geografia Social e Geografia Cultural. 

A aula durou apenas uma hora por forma a permitir que discentes e docentes pudessem assistir à Sessão de Abertura do Ano Académico na Reitoria.