Sumários
A diversidade da Ásia. Definição de conceitos. Constituição dos grupos e apresentação de propostas de temas para os trabalhos de investigação.
24 Setembro 2024, 14:00 • Francisco Manuel De Paula Nogueira Roque de Oliveira
A diversidade da
Ásia: regiões e domínios geográficos.
Apresentações
e comentários em grupo: regiões e domínios
geográficos.
Constituição de grupos e discussão de
propostas de temas para elaboração dos trabalhos (pósteres).
Apresentação. Programa, bibliografia e regime de avaliação
19 Setembro 2024, 14:00 • Francisco Manuel De Paula Nogueira Roque de Oliveira
Conteúdos programáticos:
- A definição e os critérios de identificação
da Ásia enquanto domínio geográfico
- Os meios naturais e os processos humanos e
económicos dos principais espaços asiáticos
- Principais questões demográficas: transições
demográficas, êxodo rural e fluxos migratórios
- A afirmação económica da Ásia no mundo e
reagrupamentos regionais
- Potências regionais e mundiais: Japão,
China, Índia.
- As metrópoles asiáticas mundiais
- Margens e espaços marítimos asiáticos
Objetivos da unidade curricular e competências a
adquirir
Objetivos:
- Introduzir os grandes traços da identidade da Ásia através de uma
leitura integrada de factores geográficos e socioculturais que definem o
conjunto dos países asiáticos
- Conhecimento dos principais aspectos da afirmação económica e
política da Ásia contemporânea no contexto de emergência de um sistema internacional
policêntrico
Competências:
1. Familiarização
com os métodos, teorias e categorias-chave da Geografia que contribuem para a
construção do objecto de estudo
2. Desenvolvimento
de competências de trabalho autónomo e de grupo
3. Desenvolvimento
da capacidade de síntese e de exposição oral e escrita dos resultados
Bibliografia principal:
Azcárate Luxán, B., Azcárate Luxán, M. V., & Sánchez Sánchez, J. (2020). Grandes regiones de la Tierra:
naturaleza y sociedades. Madrid:
Universidad Nacional de Educación a Distancia.
GIPOULOUX, F. (2011). The Asian Mediterranean: port cities and trading networks in China,
Japan and south China, 13th-21st century. Cheltenham:
Edward Elgar.
NIJMAN, J.; SHIN, M.; MULLER, P. O. (2020). Geography: Regions, Realms and Concepts. 18th
edition. New York: John Wiley.
Scoccimarro, R. (2018). Atlas du Japon : l'ère de la croissance fragile. Paris: Autrement
WEIGHTMAN, Barbara A. (2011). Dragons and Tigers: a
geography of South, East, and Southeast Asia. 3nd Ed. New York:
John Wiley & Sons, Inc.
WHITE, G.; DYMOND, J.; CHACKO, E.; BRADSHAW, M. (2014). Essentials of World Regional Geography. 3rd edition: New York. McGraw-Hill
ELEMENTOS DE ESTUDO
COMPLEMENTARES: Textos de Apoio e conteúdos disponibilizados na plataforma
Moodle.
Regime de avaliação
1.
Regime Normal de Avaliação
- Um teste escrito individual (40%; mínimo 7,5 valores). Não é possível ser
aprovado na UC se a classificação do teste for inferior a 7,5 valores.
- Um trabalho de investigação de grupo, com
apresentação (30%)
- Fichas de avaliação ou apresentações em
grupo sobre temas lançados nas aulas ao longo semestre (25%)
- Assiduidade e participação (5%)
Nota: os alunos do Programa Erasmus são abrangidos pelo regime normal de avaliação
2. Regime
Especial de Avaliação
- Um teste escrito
individual (65%; mínimo 7,5 valores)
- Um trabalho de investigação individual (componente escrita e apresentação oral) (35%)
Lançamento de apresentações e comentários em grupo: conceito de domínio geográfico; os domínios geográficos da Ásia do Oriental, da Ásia do Sueste e da Ásia do Sul
Abertura do ano lectivo - Início das aulas
17 Setembro 2024, 14:00 • Francisco Manuel De Paula Nogueira Roque de Oliveira
De acordo com o calendário lectivo do IGOT, e atendendo às
actividades de Abertura do Ano Académico, o início das aulas da unidade
curricular decorrerá a 19 de Setembro (estudantes IGOT e FLUL).