Sumários

A elaboração de relatórios de prática de ensino supervisionada

13 Março 2017, 16:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

A Professora Raquel Henriques, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, abordou as questões metodológicas e formais que devem presidir à elaboração de um relatório de prática de ensino supervisionada. Trouxe, ainda, diversos relatórios para consulta.


Slterações dos títulos dos relatórios de prática de ensino supervisionada. Comentário, inter-pares e pelo docente, dos textos das propostas de relatório.

6 Março 2017, 16:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

6 de março

Sugestões de alterações dos títulos dos relatórios de prática de ensino supervisionada.

Comentário, inter-pares e pelo docente, dos textos das propostas de relatório. 

Por alteração da planificação letiva, o Márcio Trovão irá alterar a respetiva planificação.


Construção, com os alunos, de um inquérito de caraterização dos alunos de uma turma, tendo em vista o trabalho em IPP.

20 Fevereiro 2017, 16:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Construção, com os alunos, de um inquérito de caraterização dos alunos de uma turma, tendo em vista o trabalho em IPP.


Apresentação. Programa. Ponto da situação do trabalho nas escolas.

13 Fevereiro 2017, 16:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Apresentação do Programa. Avaliação:

Um relatório individual, que contemple i) os aspetos abordados na Unidade Curricular, ii) a concretização do Plano Individual de Formação e, em especial, iii) a prática escolar desenvolvida, com auto-avaliação quantitativa. O orientador cooperante elaborará um relatório de avaliação, com apreciação quantitativa. O docente de IPP III avaliará o formando tendo presente os relatórios anteriores e o desempenho observado tanto nas sessões da UC como na escola do mestrando, classificação essa que levará ao júri do relatório de prática de ensino supervisionada.

A flexibilidade curricular da UC. A prevalências das sugestões dos orientadores do relatório de prática de ensino supervisionada. Cada duas aulas observadas pelo docente serão compensadas com uma sessão de Seminário. Leitura do Regulamento do mestrado, relativamente a IPP III. Ponto da situação relativamente à atividade escolar de cada um dos mestrandos. Marcação de observações na escola (Ricardo, 15 de fevereiro; Diana, 24 de março; Inês, 24 de março; Márcio, a marcar). O Seminário Luso-Espanhol do Projeto Nós Propomos! no dia 18 de fevereiro. As Jornadas do Mestrado em Ensino, no dia 3 de junho.

Sessões com pessoas externas ao Mestrado: Inês Santos, 2 de março; Raquel Henriques, 13 de março.

Na próxima sessão, será construído um inquérito de caraterização dos alunos.