Sumários
A Professora Raquel Henriques, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, assegurou uma sessão sobre “Organizar/Finalizar um relatório do Mestrado em Ensino. Etapas: planificação; estrutura; citações; bibliografia”, em que se debateu a construção dos relatórios de prática de ensino supervisionada.
13 Março 2018, 15:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
A Professora Raquel Henriques, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, assegurou uma sessão sobre “Organizar/Finalizar um relatório do Mestrado em Ensino. Etapas: planificação; estrutura; citações; bibliografia”, em que se debateu a construção dos relatórios de prática de ensino supervisionada.
Avaliação da Unidade Curricular. Atividades nas escolas. Planificação de curto prazo.
6 Março 2018, 15:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Devido ao calendário de atividades escolares de Iniciação à Prática profissional, esta aula foi antecipada para o dia 6 de fevereiro.
Avaliação: “Um texto crítico, a partir da sua experiência letiva, para o GEOFORO/Foro Iberoamericano de Educação Geografia e Sociedade (2 páginas), 13 de março, 10%; 2. um resumo de comunicação para o I Congresso Iberoamericano Nós Propomos! Educação, Geografia e Cidadania, 17 de abril, (10%); um relatório individual, que contemple i) os aspetos abordados na Unidade Curricular e, em especial, a prática escolar desenvolvida, com auto-avaliação quantitativa (80%). O orientador cooperante elaborará um relatório de avaliação, com apreciação quantitativa. O docente de IPP III avaliará o formando tendo presente os relatórios anteriores, o desempenho do mestrando nas sessões e tarefas da UC, incluindo a observação da prática de ensino supervisionada. A classificação será levada ao júri do relatório de prática de ensino supervisionada.”
Ponto da situação relativamente ao trabalho nas escolas. Marcação de aulas assistidas.
Discussão da planificação de curto prazo/aula. A Planificação deverá ser efetuada em consonância com o programa que está na sua base.
Apresentação do Dr. Ricardo Coscurão sobre “A investigação sobre o desenvolvimento de competências em alunos do Ensino Secundário. Relato e reflexões de uma experiência”
27 Fevereiro 2018, 15:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
O Dr. Ricardo Coscurão apresentou o relatório de prática de ensino supervisionada desenvolvida em 2017 sobre “A investigação sobre o desenvolvimento de competências em alunos do Ensino Secundário. Relato e reflexões de uma experiência”. Debate sobre a sua experiência curricular.
Definição dos temas a serem desenvolvidos por cada mestrando, no âmbito do trabalho para o GEOFORO, a ser entregue ao docente no dia 13 de março.
Apresentação. Distribuição dos mestrandos por escolas. Ponto da situação em relação ao trabalho nas escolas. Marcação da observação de algumas aulas.
20 Fevereiro 2018, 15:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Apresentação. Distribuição dos mestrandos por escolas. Ponto da situação em relação ao trabalho nas escolas. Marcação da observação de algumas aulas.
Devido ao ritmo das atividades letivas desenvolvidas nas escolas, esta aula foi antecipada para o dia 11 de janeiro de 2018