Sumários

Início do comentário a perguntas de produção de textos elaboradas pelos mestrandos

12 Maio 2020, 15:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Início do comentário a perguntas de produção de textos elaboradas pelos mestrandos (esta aula foi antecipada para 20 de março)


Comentário a perguntas de associação ou correspondência e a outros itens elaborados pelos alunos, do ponto de vista da correção da sua elaboração e da sua classificação segundo a Taxonomia de Bloom.

5 Maio 2020, 15:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Todos os projetos de relatório de prática de ensino supervisionada foram aprovados.

Comentário a perguntas de associação ou correspondência e a outros itens elaborados pelos alunos, do ponto de vista da correção da sua elaboração e da sua classificação segundo a Taxonomia de Bloom.

Calendarização das atividades da Unidade Curricular até ao final do ano letivo.


Apresentação, pelo antigo aluno do Mestrado, Ricardo Milheiro, da sua planificação de Médio Prazo e de uma planificação de curto prazo. As regras a que deve obedecer a construção do relatório de prática de ensino supervisionada.

28 Abril 2020, 15:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Apresentação, pelo antigo aluno do Mestrado, Ricardo Milheiro, da sua planificação de Médio Prazo e de uma planificação de curto prazo.

As regras a que deve obedecer a construção do relatório de prática de ensino supervisionada (exploração de um documento do docente sobre estas regras). 


Diálogo sobre as formas que estão a assumir, para cada um dos mestrandos, a Prática de Ensino Supervisionada. Discussão das fichas de orientação/autoavaliação realizadas pelos mestrandos

21 Abril 2020, 15:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Diálogo sobre as formas que estão a assumir, para cada um dos mestrandos, a Prática de Ensino Supervisionada e a sua integração em IPP III. Discussão das fichas de orientação/autoavaliação realizadas pelos mestrandos na sessão de 14 de abril.

A necessidade de proceder à avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos, numa perspetiva de investigação.


O COVID-19, Geografia e educação geográfica. O Decreto-Lei nº 14-G 2020. Recapitulação do guião de trabalho. Fichas de orientação/auto-avaliação

14 Abril 2020, 15:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

O COVID-19, Geografia e educação geográfica (globalização, impacto em países mais pobres e junto de grupos mais vulneráveis, a União Europeia, modelo de difusão, o sistema de saúde, os comportamentos de diferentes grupos sociais, infeção e mortalidade por género, impacto urbano, desterritorialização e reterritorialização, ). Leitura comentada do Decreto-Lei nº 14-G 2020, de 13 de abril, sobre as medidas excecionais no ensino básico e secundário. Recapitulação dos elementos que devem constar de um guião de trabalho.

A construção da avaliação objetiva numa perspetiva francófona, fichas de orientação/auto-avaliação – objetivos e regras de implementação. As fichas de auto e heteroavaliação.  Construção de uma ficha de orientação/autoavaliação por cada mestrando.

Nos relatórios de IPP III pode constar uma referência a experiências desenvolvidas no âmbito da atividade letiva profissional.