Objetivos

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Esta Unidade Curricular surge na sequência da de IPP II. Os mestrandos continuam e finalizam a prática de ensino supervisionada e outras atividades na escola e elaboram o relatório de prática de ensino supervisionada para o docente desta UC e o relatório final, sob a orientação de um ou mais orientador/es/as. Os estudantes devem alcançar os seguintes objetivos: . Aprofundar a pesquisa de informação científica relevante para o ensino de Geografia; . Problematizar, de forma fundamentada, as estratégias mais adequadas à lecionação de diferentes unidades didáticas; . Planificar e lecionar, de forma motivadora para os seus alunos, unidades didáticas ou sequências letivas; . Proceder ao registo sistemático de resultados e refletir sobre os mesmos; . Participar de diferentes atividades da escola, enquanto espaços formativos e de partilha de experiências; . Elaborar, de forma fundamentada e crítica, o relatório de IPP III Nesta sequência, referem-se as seguintes competências principais: . Mobilizar corretamente a pesquisa científico-pedagógica para a planificação letiva em Geografia . Gerir adequadamente as atividades letivas em Geografia . Implementar estratégias inovadoras e mobilizadoras no ensino de Geografia . Avaliar as suas práticas e reformular as mesmas em função dos resultados obtidos . Elaborar, de forma fundamentada, o relatório de IPP III, que servirá igualmente de apoio ao relatório de prática de ensino supervisionada final.