Sumários

Aula prática nº 11 (P3)

16 Dezembro 2020, 09:00 Carlos Nunes Silva

Resolução das provas modelo 1 e 2 - 2º teste

Esclarecimento de dúvidas.

 

Página web: https://metodologias2020.wordpress.com/

 

Turma 3, 4ª feira, 9h-11h: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89080301778?pwd=K2p2a0x5Ui9qTDN4dkRkMU1PdW12dz09


Aula teórica nº 19

15 Dezembro 2020, 11:00 Carlos Nunes Silva

Conclusão da matéria das aulas teóricas: balanço e orientações gerais sobre os conteúdos dos capítulos 3 e 4.

Esclarecimento de dúvidas.

 

Página web: https://metodologias2020.wordpress.com/

Link Zoom – Aula 19, 3ª feira, 15/12/2020, 11h-12h  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91223963157?pwd=NEs2ZW1OWlZvS00vQVYzTmNGeGpsQT09


Aula teórica nº 18

14 Dezembro 2020, 11:00 Carlos Nunes Silva

Apresentação e publicação dos resultados da investigação. Comunicação dos resultados: Tipos de publicação; Estrutura, questões de estilo, referências bibliográficas; Apresentação oral e Apresentação em Poster: estrutura e organização; Publicação em revista científica e revisão pelos pares; Referenciação das revistas científicas; Ética na publicação; Código Europeu de Conduta para a Integridade na Investigação; Proteção de dados pessoais na publicação; Identificadores digitais de autores e publicações; Modelos de publicação; Política Nacional de Acesso Aberto e a Ciência Aberta; As licenças 'Creative Commons'; Identificadores de objeto digital; Publicação na World Wide Web: repositórios científicos, páginas web, blogues, wikis, redes sociais genéricas e redes sociais de investigadores.

 

Bibliografia e outros elementos de apoio ao estudo:

 

Batterbury,  Simon  (2017).  Socially  just  publishing:  implications  for geographers and their journals. Fennia195: 2, pp. 175–181.

Eco, Umberto (2015). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Lisboa: Editorial Presença.

Finn,  John  C.,  Richard  Peet,  Sharlene  Mollett  &  John  Lauermann  (2017). Reclaiming  value  from  academic  labor:  commentary  by  the  Editors  of Human Geography. Fennia, 195: 2, pp. 182–184.

Jones, Michael (2017). Can research quality be measured quantitatively? On quality of scholarship, numerical research indicators and academic publishing  –  experiences  from  Norway. Fennia 195:  2,  pp.  164–174.

Norma Portuguesa 405 - referências bibliográficas

Oliver, Paul (2014). Writing your thesis. Londres: Sage Pub. (3rd ed.)

Pereira, Alexandre; Poupa, Carlos (2004). Como apresentar em público teses, relatórios, comunicações usando o PowerPoint. Lisboa: Edições Sílabo,

Pereira, Alexandre; Poupa, Carlos (2006). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Edições Sílabo, Lisboa (3ª edição).

Quivy, R.; Campenhoudt, L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva (5ª ed.).

Springer,  Simon,  Myriam  Houssay-Holzschuch,  Claudia  Villegas  &  Levi Gahman (2017). Say ‘Yes!’ to peer review: Open Access publishing and the need for mutual aid in academia. Fennia195: 2, pp. 185–188.

 

Página web: https://metodologias2020.wordpress.com/

Link Zoom – Aula 18, 2ª feira, 14/12/2020, 11h-12h  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83971220279?pwd=TW5TOS81dFhLQ1h2dFJueFhTaG9sUT09

 


Aula prática nº 10 (P6)

11 Dezembro 2020, 11:00 Carlos Nunes Silva

Exercícios sobre amostragem com utilização do SPSS e Excel:

- Cálculo e interpretação de testes estatísticos ou testes de significação. Testes paramétricos e testes não paramétricos.  Testes para amostras independentes e amostras dependentes. Testes para 1, 2 ou mais amostras.

Publicação dos resultados destes exercícios no e-Portefólio.

 

Bibliografia e outros elementos de apoio ao estudo:

 

Metodologia de Análise de Dados, vol. 1

Tutorial nº 22

 

Página web: https://metodologias2020.wordpress.com/

Turma 6, 6ª feira, 11h-13h: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82478013816?pwd=UW5iMDJKT3JYNy9YTk9XVkRTdnlHdz09


Aula 10 da P4

11 Dezembro 2020, 09:00 Luis Moreno

Cálculo e interpretação de testes estatísticos ou testes de significação. 

Publicação online dos resultados destes exercícios.