Sumários
Apresentação dos docentes aos alunos. Apresentação dos conteúdos programáticos, forma de funcionamento do seminário, bibliografia básica e avaliação.
17 Fevereiro 2025, 15:30 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apresentação dos docentes aos alunos. Apresentação dos
conteúdos programáticos, forma de funcionamento do seminário, bibliografia
básica e avaliação. Repartição dos textos a apresentar pelos alunos (grupos de
2 alunos) ao longo do semestre.
Avaliação:
Alunos no
Regime de Avaliação Ordinário
- Entrega
de um ensaio individual (4000 palavras) sobre um dos tópicos do programa do
seminário e apresentação oral – 60% (+20%)
-
Apresentação e debate de um texto por cada grupo de 2 alunos – 20%
Alunos no
Regime de Avaliação Especial:
‐ Ensaio escrito individual com
apresentação oral sobre um dos tópicos do programa do seminário – 80% (+20%)
Avaliação
em Época Específica:
‐ Ensaio escrito individual com
apresentação oral sobre um dos tópicos do programa do seminário (100%)
Bibliografia
Bolt, Gideon., Sule Özüekren, A. &
Phillips, Deborah (Eds) (2012) Linking
Integration and Residential Segregation. Routledge: Abingdon.
Brickell, Katherine & Datta, Ayona (2011) Translocal Geographies Spaces, Places,
Connections. Ashgate: London.
Castles, Stephen, de Haas, Hein & Miller,
Mark (2014) The Age of Migration.
International Population Movements in the Modern World (5th edition).
Palgrave Macmillan: London.
Glick Schiller, Nina & Salazar, Noel (2013) Regimes
of Mobility Across
the Globe, Journal of Ethnic and
Migration Studies, 39:2, 183‐200, DOI: 10.1080/1369183X.2013.723253
Keith, Michael (2005) After the
Cosmopolitan? Multicultural cities and the future of racism, Routledge:
Abingdon.
Mavroudi, Elizabeth & Nagel, Caroline (2016) – Global Migration. Pattern, Processes and Politics. Abingdon:
Routledge.
Vertovec, Steven. (2015) Routledge
International Handbook of Diversity Studies. Routledge: Abingdon.
Link
moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=10435