Sumários
Migrações de cidadãos privilegiados / Migrações de estilo de vida
15 Março 2021, 13:00 • Jennifer Leigh McGarrigle Montezuma de Carvalho
Definitions and development of the field
Presentations and discussions of the following texts:
Matthew Hayes (2015) Moving South: The Economic Motives and Structural Context of North America’s Emigrants in Cuenca, Ecuador, Mobilities, 10:2, 267-284, DOI: 10.1080/17450101.2013.858940
Imigração e a política de fronteiras: securitização, controle e o campo como um espaço de diversidade
8 Março 2021, 13:00 • Jennifer Leigh McGarrigle Montezuma de Carvalho
The securitization of migration
Reading:
As teorias das migrações: principais avanços conceptuais e críticas. Debate sobre um texto de Stephen Castles (2010).
1 Março 2021, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
As teorias das migrações: principais avanços conceptuais e críticas. Das Leis de Ravenstein do final do século XIX até ao modelo das aspirações e capacidades (Carling). Debate sobre o texto de Stephen Castles (2010) “Understanding global migration: a social transformation perspective”.
Bibliografia
Castles, S. (2010) Understanding Global Migration: A Social Transformation Perspective, Journal of Ethnic and Migration Studies, 36:10, 1565-1586, DOI: 10.1080/1369183X.2010.489381
King, R. (2012). Theories and typologies of migration: an overview and a primer. Working Paper. Malmö University, Malmö.
Massey DS, Arango J, Hugo G, Kouaouci A, Pellegrino A, Taylor JE. (1994). “An evaluation of international migration theory: The North American case.” Population and Development Review, 20(4): 699–751
Piore, M. (1979). In Birds of Passage: Migrant Labor and Industrial Societies. Cambridge: Cambridge University Press.
Portes A. (1997). “Immigration theory for a new century: Some problems and opportunities.” International Migration Review, 31(4): 799–825.
Ravenstein, E. G. (1885). "The Laws of Migration", Journal of the Statistical Society of London, Vol. 48, No. 2, pp. 167-235.
Stark, O.; Bloom, D. (1985). "The New Economics of Labor Migration", American Economic Review, vol. 75, issue 2, pp. 173-78.
Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4704
Apresentação das docentes aos alunos. Apresentação dos conteúdos programáticos, forma de funcionamento do seminário, bibliografia básica e avaliação.
22 Fevereiro 2021, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelas duas docentes. Apresentação das docentes aos alunos. Apresentação dos conteúdos programáticos, forma de funcionamento do seminário, bibliografia básica e avaliação. Repartição dos textos a apresentar pelos alunos (grupos de 2 alunos) ao longo do semestre.
Avaliação:
A avaliação assenta em três componentes:
Apresentação escrita e oral de um ensaio individual sobre um dos tópicos do programa do seminário – 60% (+10%)
Apresentação oral de um texto – 20%
Participação nas aulas – 10%.
Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4704