Apresentação das docentes e dos alunos. Informação aos alunos sobre a forma de funcionamento e organização do seminário.
20 Fevereiro 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apresentação das docentes e dos alunos. Informação aos alunos sobre a forma de funcionamento e organização do seminário. Conteúdos programáticos, avaliação e bibliografia de base.
A avaliação assenta em três componentes:
- Apresentação oral e entrega de um ensaio individual (4000 palavras) sobre um dos tópicos do programa do seminário – 60% (+10%)
- Resumos escritos sobre os debates realizados nas aulas baseados em textos (1 texto por cada grupo de 2 alunos) – 20%
- Assiduidade – 10%.
Introdução – apresentação e panorâmica sobre migrações a nível mundial. Principais categorias de migrantes, fluxos e stocks, entidades produtoras de estatísticas, factores impulsionadores das migrações, formas de limitação das migrações.
Os alunos presentes na aula escolheram os textos que irão apresentar e debater nas aulas.
Bibliografia
Bolt, G., Sule Özüekren, A. and Phillips, D. (Eds) (2012) Linking Integration and Residential Segregation. Routledge: Abingdon.
Brickell, K. and Datta, A. (2011) Translocal Geographies Spaces, Places, Connections. Ashgate: London.
Castles, S., de Haas, H. and Miller, M. J. (2014) The Age of Migration. International Population Movements in the Modern World, (5th edition). Palgrave Macmillan: London.
Glick Schiller, N. & Salazar, N.B. (2013) Regimes of Mobility Across the Globe, Journal of Ethnic and Migration Studies, 39:2, 183-200, DOI: 10.1080/1369183X.2013.723253
Keith, M. (2005) After the Cosmopolitan? Multicultural cities and the future of racism, Routledge: Abingdon.
Martiniello, N. and Rath, J. (Eds.) (2010) Selected studies in international migration and immigrant incorporation. Amsterdam University Press - IMISCOE Textbooks: Amsterdam.
Vertovec, S. (2015) Routledge International Handbook of Diversity Studies. Routledge: Abingdon.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1299