Sumários

Apresentações dos trabalhos pelos alunos.

28 Maio 2018, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentações dos trabalhos pelos alunos. Os alunos que apresentaram entre as 10 e as 14 horas foram 1 - Afonso Rodrigues; 2 - André Ribeiro; 3 - Ana Rita C. F. Santos; 4 - Sabeth Koch; 5 - Domenico Argento; 6 - Nilcelene Biasutti; 7 - Valentin Wohlfarth. Aula leccionada pelas duas docentes.


Bibliografia:

Ewa Krzaklewska (2008). “Why Study Abroad? An Analysis of Erasmus Students’ Motivations”, in Mike Byram and Fred Dervin (eds.), Students, Staff and Academic Mobility in Higher Education, pp.82-98. Newcastle, Cambridge Scholars Publishing. (https://core.ac.uk/download/pdf/11040421.pdf)

Maria Lucinda Fonseca and Alina Esteves (2012). “Designing, Implementing, Monitoring and Evaluating an Urban Community Development Programme in Portugal”, in Robert Stimson and Kingsley E. Haynes (eds.), Studies in Applied Geography and Spatial Analysis: Addressing Real World Issues, pp. 274-294. Cheltenham, Edward Elgar Publishing.

Mendes, Maria Manuela (2012). “Bairro da Mouraria, território de diversidade: entre a tradição e o cosmopolitismo” Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Número temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural, pág. 15-41.

Carmo, A.; Estevens, A. (2017). “Urban citizenship(s) in Lisbon: examining the case of Mouraria”, Citizenship Studies, vol. 21.

Silva, J. (2018). “Uma política migratória reativa e inadequada - a migração venezuelana para o Brasil e a resolução n. 126 do Conselho Nacional de Imigração (CNIg)”, in R. Baeninger et al. (orgs.), Migrações Sul-Sul. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de População ―ElzaBerquó‖ Nepo/Unicamp, 2018 (2ª edição).

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=66 

 


Apresentações dos trabalhos pelos alunos.

21 Maio 2018, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentações dos trabalhos pelos alunos. Os alunos que apresentaram entre as 10 e as 12 horas foram 1 - Ewa Głowacka; 2 - Carolina Dias; 3 - Karolína Jelínková; 4 - Šárka Jedličková; 5 - Timea Gellért; 6 - Sanda Tabacaru; 7 - Ana Rita Costa. Os alunos que apresentaram entre as 13 e as 15 horas foram 1 - Karolina Trykacz; 2 - Aline F. Paschoalino; 3 - Thomas Dantas; 4 - Felipe Duda ; 5 - Sofia Ribeiro; 6 - Diogo Silva

Aula leccionada pelas duas docentes.

 

Presenças: 14 alunos

 

Bibliografia:

Claudia Finotelli & Joaquín Arango (2011) – “Regularisation of unauthorised immigrants in Italy and Spain: determinants and effects”, Documents d’Anàlisi Geogràfica, vol. 57/3 495-515.

Charles Kenny &  Megan O'Donnell (2016) - Why Increasing Female Migration from Gender Unequal Countries is a Win for Everyone. Centre for global Development (https://www.cgdev.org/sites/default/files/why-increasing-female-immigration-flows-gender-unequal-countries-could-have-significant.pdf).

Jorge Malheiros; Rui Carvalho; Luís Mendes (2013) – “Gentrification, residential ethnicization and the social production of fragmented space in two multi-ethnic neighbourhoods of Lisbon and Bilbao”, Finisterra, XLVIII, 96, pp. 109-135.

Toruńczyk-Ruiz, Sabina (2014) - Neighbourhood Ties and Migrant Networks: The Case of Circular Ukrainian Migrants in Warsaw, Poland, Central and Eastern European Migration Review, Vol. 3, No. 1, pp. 41-62.

Maria Lucinda Fonseca (Coord.) Jennifer McGarrigle (Coord.) (2012) - Modes of inter-ethnic coexistence in three neighbourhoods in the Lisbon Metropolitan Area: a comparative perspective. Lisboa, Edições Colibri/Centro de Estudos Geográficos.

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=66 

 


Apoio e orientação dos ensaios individuais.

14 Maio 2018, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Descrição: Apoio e orientação dos ensaios individuais.

 


Bibliografia:

Jorge Malheiros; Rui Carvalho; Luís Mendes (2013) – “Gentrification, residential ethnicization and the social production of fragmented space in two multi-ethnic neighbourhoods of Lisbon and Bilbao”, Finisterra, XLVIII, 96, pp. 109-135.

Toruńczyk-Ruiz, Sabina (2014) - Neighbourhood Ties and Migrant Networks: The Case of Circular Ukrainian Migrants in Warsaw, Poland, Central and Eastern European Migration Review, Vol. 3, No. 1, pp. 41-62.

Maria Lucinda Fonseca (Coord.) Jennifer McGarrigle (Coord.) (2012) - Modes of inter-ethnic coexistence in three neighbourhoods in the Lisbon Metropolitan Area: a comparative perspective. Lisboa, Edições Colibri/Centro de Estudos Geográficos.

Alves, S. (2015). O mix social no âmbito das políticas de habitação e de regeneração urbana: uma análise comparada internacional. In J. Ferrão & A. Horta (Eds.), Ambiente, Território e Sociedade. Novas Agendas de Investigação, 165-172. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=66 

 


Transnacionalismo, urbanismo transnacional e translocalismo.

7 Maio 2018, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Transnacionalismo, urbanismo transnacional e translocalismo. Apresentação e debate dos textos de Nina Glick Schiller (“Transnationality, migrants and cities. A comparative approach”) e de Marta Bivand Erdal (Migrant Transnationalism and Multi-Layered Integration: Norwegian-Pakistani Migrants' Own Reflections).


Bibliografia:

Nina Glick Schiller (2014) - “Transnationality, migrants and cities. A comparative approach”, in Donald M. Nonini (ed), A Companion to Urban Anthropology, pp. 291-305. Wiley Online Library.

Marta Bivand Erdal (2013) – “Migrant Transnationalism and Multi-Layered Integration: Norwegian-Pakistani Migrants' Own Reflections”, JEMS, 39:6, pp.983-999.

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=66  


A super-diversidade religiosa. Apoio aos alunos sobre os respectivos ensaios.

9 Abril 2018, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentação e debate de um texto de Becci, I., Burchardt, M. & Giorda, M. (2017) sobre super-diversidade religiosa na cidade. Apoio aos alunos sobre os respectivos ensaios.

  

Bibliografia:

Becci, I., Burchardt, M. & Giorda, M. (2017) Religious super-diversity and spatial strategies in two European cities Current Sociology 2017, Vol. 65(1) 73–91 DOI: 10.1177/0011392116632030

 

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=66