Entrevistas semi-dirigidas e Histórias de Vida (cont.)
21 Março 2019, 17:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelo Prof. Eduardo Ascensão. Recolha Etnográfica: a) Observação participante: história, modalidades, imersão; b) Caderno e diário de campo, mapas de parentesco e outros instrumentos de recolha e organização de dados; c) Rituais, organizações, mundivisões – objectos de análise; d) A etnografia na Geografia Urbana; e) Visionamento de excertos de documentários etnográficos: Les Maitres Fous, Jean Rouch, 1955; High School, 1968 e Titicut Follies, 1967, Frederick Wiseman; Já me Transformei em Imagem, 2018, Zezinho Yube; Swagatam, 1998, Catarina Alves Costa.
Bibliografia
Chambers, R. (2008). PRA, PLA and pluralism: Practice and theory. The Sage handbook of action research. Participative inquiry and practice, 2, 297-318.
Da Silva, T. G. (2017). Já me transformei em imagem: Apropriações indígenas da tecnologia no coletivo Vídeo nas Aldeias. CROMA, (10), 102-110.
Chambers, R., & Blackburn, J. (1996). The power of participation: PRA and policy (https://www.ids.ac.uk/publications/the-power-of-participation-pra-and-policy/).
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298