Sumários
2.1 Como estruturar uma investigação qualitativa
2 Outubro 2023, 15:00 • Daniel André Fernandes Paiva
1. O processo de investigação científica
2. A relação entre a investigação e o texto científico
3. Produzir uma boa questão de partida
4. Definir objetivos terminais
5. Objetivos SMART
Relação entre teoria e metodologia e o debate da investigação quantitativa / qualitativa.
25 Setembro 2023, 15:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada por Alina Esteves. Relação entre teoria e
metodologia e o debate da investigação quantitativa / qualitativa. Métodos de
recolha de informação: metodologia quantitativa e metodologia qualitativa. Os
métodos mistos. Exemplos de estudos e desafios colocados aos investigadores por
cada metodologia. Exemplos de metodologias usadas em teses de mestrado e
doutoramento do IGOT, segundo o enquadramento teórico seguido.
Bibliografia
Barata, P. (2020). Modelação Espaciotemporal do Crime em
Lisboa, Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e
Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento apresentada ao IGOT. Lisboa:
IGOT-Ulisboa. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/43050
Barreno Lalama, A. (2016). La rehabilitación de la red
ferroviaria patrimonial del Ecuador y sus efectos en la transformación del
territorio. Dissertação de Mestrado em Geografia, Território e Urbanismo
apresentada ao IGOT. Lisboa: IGOT-Ulisboa.
https://repositorio.ul.pt/handle/10451/25688
Buhr, F.
(2018). Migrant spatial integration: pathways through Lisbon. Tese de
Doutoramento apresentada à Universidade de Lisboa. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/34872
Reiter, B.
(2017). Theory and methodology of exploratory social science research.
International Journal of Science & Research Methodology, 5(4), 129-150. https://ttu-ir.tdl.org/bitstream/handle/2346/86610/reiter%20article.pdf?sequence=3
Link
moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=8218
Apresentação dos docentes e dos alunos. Forma de funcionamento e organização do seminário. Conteúdos programáticos, avaliação e bibliografia de base.
18 Setembro 2023, 15:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelos 2 docentes (Daniel Paiva e Alina Esteves).
Apresentação dos docentes e dos alunos. Informação aos alunos sobre a forma de
funcionamento e organização do seminário. Conteúdos programáticos, avaliação e
bibliografia de base.
A avaliação é a seguinte:
Alunos em Regime da Avaliação Normal:
- 1 trabalho escrito individual com a seleção, recolha e
tratamento de dados qualitativos (45%)
- 1 trabalho escrito individual sobre a recolha de dados
quantitativos (45%)
- Participação e assiduidade às aulas (10%)
Alunos em Regime de Avaliação Especial:
- 1 trabalho escrito individual sobre a recolha de dados qualitativos
com apresentação oral (50%)
- 1 trabalho escrito individual sobre a recolha de dados
quantitativos com apresentação oral (50%)
Avaliação em Época Específica (apenas para alunos em regime especial):
- 1 trabalho escrito individual com apresentação oral em moldes a
discutir com os docentes (100%).
Bibliografia
DeLyser, Dydia; Herbert,
Steve; Aitken, Stuart; Crang, Mike; McDowell, Linda (2010). The SAGE
Handbook of Qualitative Geography. London: Sage.
Field, Andy (2013). Discovering
statistics using IBM SPSS statistics. London: Sage.
Gelman, Andrew; Hill,
Jennifer; Vehtari, Aki (2020). Regression and Other Stories. Cambridge: Cambridge
University Press.
Laureano, Raul; Botelho, Maria do Carmo (2017). SPSS Statistics - O
Meu Manual de Consulta Rápida. Lisboa: Edições Sílabo.
Marafon, Glaucio; Ramires, Julio; Ribeiro, Miguel; Pessôa, Vera
(2013). Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões
teórico-conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: EDUERJ.
Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=8218