Objetivos
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Esta disciplina pretende proporcionar aos futuros professores conhecimento resultante de teorizações, de investigações e da experiência sobre o fenómeno do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos e sobre os processos e problemas da aprendizagem. Especificamente, tem os seguintes objectivos: 1. Adquirir quadros conceptuais para uma reflexão fundamentada sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento. 2. Desenvolver competências de gestão e promoção da aprendizagem e do desenvolvimento, atendendo às características de cada aluno, de cada turma e do contexto em que se inserem. 3. Saber analisar, prevenir e intervir em diferentes situações problemáticas no contexto escolar. 4. Desenvolver atitudes e práticas dos professores que contribuam para a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende-se que os alunos alarguem competências relacionadas com conhecimento científico específico, que apelem a um desenvolvimento de competências transversais. Espera-se, assim, promover competências para: • Utilizar as correntes explicativas dos processos de desenvolvimento humano, no sentido da promoção desse mesmo desenvolvimento em contexto educativo e ao longo da vida; • Fazer uso das perspectivas explicativas e de activação das aprendizagens em contexto escolar; • Utilizar elementos de investigação, necessários à compreensão das produções havidas na disciplina; • Intervir na prevenção e resolução de comportamentos escolares inadequados – dada a importância da actuação dos professores enquanto agentes de mudança na escola e na sociedade.