Métodos de Ensino e Avaliações

A metodologia ativa utilizada na UC de RPC estimula a autonomia dos/as estudantes, enquanto a docente assume o papel de mediadora. Avaliação em Regime normal: 30%. Conjunto de pequenas fichas/reflexões individuais (1 página) sobre textos/vídeos (ou outras fontes) indicados/propostos quinzenalmente (mínimo 3), com breve apresentação, quando solicitado. 50%. Elaboração de um policy brief (em grupo) baseada num caso real, usando dados (estatísticas, mapas, indicadores). Inclui apresentação oral de 15 minutos + debate com a turma. 20%. Participação Ativa e Tarefas Semanais: contributo para debates, qualidade das intervenções, entrega pontual das tarefas. Avaliação em Regime especial: Um teste escrito individual sobre os temas abordados/discutidos (40%), e uma discussão oral (60%). Época específica: Para os/as estudantes com possibilidade de acesso ao período de avaliação adicional, esta será efetuada através de um trabalho individual (70%) acompanhada de uma discussão oral (30%).