Conceptualização, construção de modelos de análise e seleção de casos. Principais estratégias de pesquisa utilizadas em ciências sociais. O recurso a dados secundários.
6 Outubro 2020, 18:00 • Cristina Maria Palma da Conceição
Exploração de exemplos acerca de noções como problemática, modelos de análise, hipóteses, conceitos e indicadores. Ponderação das questões ligadas à delimitação de objetos empíricos e à escolha de casos. Tipos de desenho da pesquisa empírica: estudos transversais, longitudinais, comparativos, experimentais e de caso.
O recurso a dados secundários: distinção entre fontes bibliográficas (de suporte à problematização), dados primários e secundários. Potencialidades e limites da análise de estatísticas oficiais e de documentos (dados secundários), nas suas vertentes qualitativa e quantitativa. Exploração de exemplos de documentos passíveis de análise empírica (incluindo, entre outros, imprensa, redes sociais e outras fontes eletrónicas). Breves noções sobre análise de conteúdo e apresentação de resultados decorrentes destas técnicas.