Sumários
Apresentação e debate de um texto sobre as migrações, o “local turn” e o “national turn”.
16 Março 2021, 10:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apresentação e debate de um texto sobre as migrações, o “local turn” e o “national turn” (André Saramago).
Bibliografia
Henrik Emilsson (2015). A national turn of local integration policy: multi-level governance dynamics in Denmark and Sweden, Comparative Migration Studies, 3 (https://link.springer.com/article/10.1186/s40878-015-0008-5 )
Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4735
Apresentação e debate de um texto sobre as migrações e o “local turn” e de um texto sobre a diversidade religiosa e a escola em Portugal.
9 Março 2021, 10:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apresentação e debate de um texto sobre as migrações e o “local turn” (André Saramago) e de um texto sobre a diversidade religiosa e a escola em Portugal (Fabiana Arruda).
Bibliografia
Sarah E. Hackett (2017). The ‘local turn’ in historical perspective: two city case studies in Britain and Germany, International Review of Administrative Sciences, Vol. 83(2), pp. 340–357
https://doi.org/10.1177%2F0020852315592466
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0020852315592466?icid=int.sj-full-text.similar-articles.3
António Assis Teixeira, Guilherme Oliveira e Costa, Paula Beleza, Margarida Mendes da Maia (2015). Ensino da religião nas escolas públicas em Portugal, CEDIS Working Papers, Nº 4, Julho.
Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4735
Apresentação dos planos de tese pelos alunos. Organização do próximo workshop doutoral.
2 Março 2021, 10:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apresentação dos planos de tese pelos alunos: André Saramago (Imigração para áreas rurais, integração local e desenvolvimento territorial) e Fabiana Arruda (Diversidade religiosa e integração escolar dos descendentes de imigrantes em Portugal). Organização do próximo workshop doutoral.
Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4735
Apresentação da docente e dos alunos. Forma de funcionamento do seminário e avaliação.
23 Fevereiro 2021, 10:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apresentação da docente e dos alunos. Forma de funcionamento do seminário e avaliação. Indicação dos textos a apresentar e debater com os alunos ao longo do semestre segundo as temáticas das suas dissertações.
Avaliação:
1 ensaio com 4000 palavras apresentando um enquadramento teórico sobre o tópico de investigação da dissertação (65%);
Apresentação e discussão de textos: 25%;
Assiduidade às aulas: 10%
Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4735