Sumários

Apresentação e debate de um texto sobre as migrações, o “local turn” e o “national turn”.

16 Março 2021, 10:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentação e debate de um texto sobre as migrações, o “local turn” e o “national turn” (André Saramago).

 

Bibliografia

Henrik Emilsson (2015). A national turn of local integration policy: multi-level governance dynamics in Denmark and Sweden, Comparative Migration Studies, 3 (https://link.springer.com/article/10.1186/s40878-015-0008-5 )

 

 

Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4735

 


Apresentação e debate de um texto sobre as migrações e o “local turn” e de um texto sobre a diversidade religiosa e a escola em Portugal.

9 Março 2021, 10:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentação e debate de um texto sobre as migrações e o “local turn” (André Saramago) e de um texto sobre a diversidade religiosa e a escola em Portugal (Fabiana Arruda).

 

Bibliografia

 Sarah E. Hackett (2017). The ‘local turn’ in historical perspective: two city case studies in Britain and Germany, International Review of Administrative Sciences, Vol. 83(2), pp. 340–357

https://doi.org/10.1177%2F0020852315592466

https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0020852315592466?icid=int.sj-full-text.similar-articles.3

 António Assis Teixeira, Guilherme Oliveira e Costa, Paula Beleza, Margarida Mendes da Maia (2015). Ensino da religião nas escolas públicas em Portugal, CEDIS Working Papers, Nº 4, Julho.

(https://cedis.fd.unl.pt/wp-content/uploads/2017/10/CEDIS-working-paper_DER_Ensino-da-Religi%c3%a3o-nas-Escolas-P%c3%bablicas-em-Portugal.pdf )

 

 

Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4735


Apresentação dos planos de tese pelos alunos. Organização do próximo workshop doutoral.

2 Março 2021, 10:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentação dos planos de tese pelos alunos: André Saramago (Imigração para áreas rurais, integração local e desenvolvimento territorial) e Fabiana Arruda (Diversidade religiosa e integração escolar dos descendentes de imigrantes em Portugal). Organização do próximo workshop doutoral.

 

Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4735


Apresentação da docente e dos alunos. Forma de funcionamento do seminário e avaliação.

23 Fevereiro 2021, 10:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentação da docente e dos alunos. Forma de funcionamento do seminário e avaliação. Indicação dos textos a apresentar e debater com os alunos ao longo do semestre segundo as temáticas das suas dissertações.

 

Avaliação:

1 ensaio com 4000 palavras apresentando um enquadramento teórico sobre o tópico de investigação da dissertação (65%);

Apresentação e discussão de textos: 25%;

Assiduidade às aulas: 10%


Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=4735