Programa

Seminário de Inovação em Turismo

Doutoramento Bolonha em Turismo

Programa

Esta unidade curricular tem como tema central a inovação (conceito, natureza/diversidade, dinâmica, características, operacionalização, contestação) enquanto processo aplicado ao sistema turístico. Pressupõe um conjunto de diversas sessões temáticas onde, partindo das questões da Inovação e da Mudança – seja nas diferentes dimensões societais, seja nas vertentes discursivas e temáticas, teóricas e técnicas – se apresenta e discute a sua operacionalização ao campo do Turismo, tanto nas expressões materiais do fenómeno, como nos discursos sobre a sua prática e o seu estudo. Trata-se de, entendendo o turismo como fenómeno social total e corpo complexo de práticas e atividades periciais que comportam, entre outras, dimensões sociais, económicas, tecnológicas, políticas e de gestão organizacional, conhecer e refletir sobre as mudanças e inovações ocorridas nas referidas dimensões e suas particulares implicações para o campo turístico. Pressupõe, assim, uma visão sistémica, tanto ao nível do que se considera inovação – tecnológica, comportamental, de processos, imagem/comunicação – como das diferentes dimensões do turismo: o mercado (procura/consumidores, oferta/prestadores de serviços); os seus protagonistas; as políticas públicas; o território. Constituem temáticas a enquadrar na discussão sobre Inovação em Turismo, entre outras, as seguintes: • Perspetivas e conceitos • Produtos turísticos • Modelos empresariais • Mercados e segmentos de mercado • Espaços e lugares turísticos • Políticas sectoriais e territoriais • Inovação social • Tecnologia, sociedade do conhecimento e “redes” • Governança e direitos humanos • Tendências e desafios.