Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: o modelo de análise.

25 Março 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula leccionada pelo Prof. Eduardo Brito Henriques e Alina Esteves. Orientação dos grupos de alunos nos seus temas de trabalho, quanto ao modelo de análise. Os grupos orientados foram: Jorge Pereira e Ricardo Augusto (a língua a incorporação dos nepaleses no mercado de trabalho); Marta Ferreira e Patrícia Ferreira (os refugiados e os modelos de incorporação no mercado de habitação); André Gomes (a integração da geração 1.5 e o sentimento de identidade e pertença); João Soares e Margarida Rodrigues (o envelhecimento activo no concelho de Monchique); João Cardoso e Diogo Anjos (a transformação do tecido comercial na Ericeira e a actividade do surf); Bruno Batista e Marco Branco (o envelhecimento demográfico do concelho do Barreiro e o declínio do Fórum Barreiro).


Bibliografia:

OECD (2018) - Settling In 2018. Indicators of Immigrant Integration (DOI:https://doi.org/10.1787/9789264307216-en). Paris: OECD.

Justyna Salamonska and Anne Unterreiner (2019) “Integration Constellations”–The Interactionbetween Destination and Origin Countriesand Civil Society Organizations in Migrant Integration", International Migration.

Blanca Garcés-Mascareñas and Rinus Penninx (2015) Integration Processes and Policies in Europe. Contexts, Levels and Actors. Edited by Blanca Garcés-Mascareñas, Rinus Penninx. London: Springer.

Deborah Phillips (2006) "Moving Towards Integration: The Housing of Asylum Seekers and Refugees in Britain", Housing Studies, 21:4, 539-553, DOI: 10.1080/02673030600709074

ICMC (2018) A Place to Live, A Place to Stay. A Good Practice Guide for Housing in Refugee Resettlement. Brussels: International Catholic Migration Commission (ICMC) Europe.

IFHP (2015) Housing Refugees Report Part of the IFHP Refugee Housing Programme. Copenhagen: International Federation for Housing and Planning.

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285