Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho.

10 Maio 2017, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: redefinição dos objectivos, acompanhamento na revisão da literatura, elaboração do esquema analítico, guiões de entrevistas, dependendo do grau de avanço dos grupos. Os grupos orientados foram: Joaquim Piçarra e Mariana Chega (o acolhimento de refugiados do Médio Oriente em Portugal; revisão da literatura ainda com problemas); Bernardo Coelho e Pedro Verde (o papel dos life-style migrants na mitigação da sazonalidade do comércio no centro de Lagos; elaboração do guião do questionário aos comerciantes); Carolina Dias e Inês Andrade (o casamento homossexual em Portugal ao nível de NUTs III; análise dos outputs da AF/ACP); Ana Coimbra e Joel Martins (o sentido de lugar entre os imigrantes no Martim Moniz; revisão da grelha de observação dos imigrantes no Martim Moniz); André Rebelo e Élvio Gouveia (emigração e retorno de jovens portugueses qualificados; elaboração do guião da entrevista aos emigrantes qualificados; modelo analítico).


Bibliografia:

Torkinton, K. (2011) - The discursive construction of place-identity: British lifestyle migrants in the Algarve. Dissertação de doutoramento.

Kitchin, R.; Tate, N. (2000) - Conducting Research in Human Geography: Theory, Methodology and Practice. London, Routledge.

Vale de Almeida, M. (2009) - A Chave do Armário. Homossexualidade, Casamento, Família. Lisboa. ICS.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Salt, J. (1997) - International Movements of the Highly Skilled. OECD, Paris.
Triandafyllidou, Anna, Isaakyan, Irina, Schiavone, Giuseppe (Eds.) (2016) High Skill Migration and Recession. London, Palgrave Macmillan.

Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551