Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho.
10 Maio 2017, 15:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: redefinição dos objectivos, acompanhamento na revisão da literatura, elaboração do esquema analítico, guiões de entrevistas, dependendo do grau de avanço dos grupos. Os grupos orientados foram: Joaquim Piçarra e Mariana Chega (o acolhimento de refugiados do Médio Oriente em Portugal; revisão da literatura ainda com problemas); Bernardo Coelho e Pedro Verde (o papel dos life-style migrants na mitigação da sazonalidade do comércio no centro de Lagos; elaboração do guião do questionário aos comerciantes); Carolina Dias e Inês Andrade (o casamento homossexual em Portugal ao nível de NUTs III; análise dos outputs da AF/ACP); Ana Coimbra e Joel Martins (o sentido de lugar entre os imigrantes no Martim Moniz; revisão da grelha de observação dos imigrantes no Martim Moniz); André Rebelo e Élvio Gouveia (emigração e retorno de jovens portugueses qualificados; elaboração do guião da entrevista aos emigrantes qualificados; modelo analítico).
Bibliografia:
Torkinton, K. (2011) - The discursive construction of place-identity: British lifestyle
migrants in the Algarve. Dissertação de doutoramento.
Kitchin, R.; Tate, N. (2000) - Conducting Research in Human Geography: Theory, Methodology and Practice. London, Routledge.
Vale de Almeida, M. (2009) - A Chave do Armário. Homossexualidade, Casamento, Família. Lisboa. ICS.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
Salt, J. (1997) - International Movements of the Highly
Skilled. OECD, Paris.
Triandafyllidou,
Anna, Isaakyan, Irina, Schiavone, Giuseppe (Eds.) (2016) High Skill
Migration and Recession. London, Palgrave Macmillan.