Métodos de Ensino e Avaliações
Nesta UC privilegia-se um modelo de ensino ativo, centrado nas aprendizagens autónomas dos/das estudantes, no qual o/a docente tem um papel apenas de moderador e facilitador dos processos de aquisição de conhecimento. A estratégia de ensino-aprendizagem consiste no fornecimento prévio de um conjunto de textos para leitura autónoma dos/das estudantes fora da sala de aula, e depois na sua apresentação e discussão nas aulas sob moderação do/da docente. Ao mesmo tempo, algumas sessões são dedicadas à monitorização da preparação dos projetos de tese e comentário. Avaliação: 50% da avaliação corresponde ao projeto de tese. Os restantes 50% são obtidos pela discussão de textos nas aulas (25%) e um ensaio escrito de reflexão sobre o modo como o conceito e perspetiva da sustentabilidade foi integrado no desenho do projeto de tese (25%). O projeto de tese é discutido por um painel que integra o Coordenador do Doutoramento, o/a tutor/a designado/a para acompanhar a preparação do projeto de tese, e um/uma arguente nomeada pelo Conselho Científico do IGOT sob proposta da Comissão Científica do Programa Doutoral.