Disciplina Curricular

Currículo e Avaliação CAva

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC tem como objectivo proporcionar, aos futuros professores, oportunidades de reflexão, discussão e problematização em torno de temas e questões do Currículo e da Avaliação fundamentais em todas as áreas de especialização dos Mestrados em Ensino, dando atenção particular à conceptualização relativa aos temas e às orientações curriculares atuais do sistema educativo português. Os mestrandos deverão ser capazes de: 1. Conhecer e compreender as principais conceções e orientações curriculares e seus fundamentos; 2. Identificar e compreender a influência da organização curricular na prática profissional, perpetivando-a como ação especializada em gestão curricular; 3. Analisar as implicações da flexibilidade curricular e da integração da tecnologia ao nível do ensino e da avaliação; 4. Compreender paradigmas avaliativos e como as práticas curriculares determinam a forma de avaliação; 5. Analisar, caracterizar e interpretar situações educativas e estratégias de ensino promotoras de aprendizagem; 6. Mobilizar e integrar diversos saberes tornando-os relevantes para a análise e elaboração de propostas curriculares específicas; 7. Ser autónomos e de trabalhar em cooperação de modo a assumirem uma perspectiva de formação e desenvolvimento permanentes; 8. Assumir compromisso com a ética profissional.

Programa

1 - O currículo no sistema educativo português 1.1 - O Conceito de currículo (enquadramento conceptual) 1.2 - Os princípios curriculares do sistema educativo português 1.3 - Educação para a Cidadania 2 - Desenvolvimento curricular 2.1 - O conceito de desenvolvimento curricular e o papel do professor 2.2 - Gestão, flexibilização, e integração curricular, e estratégias de ensino 2.3 - A tecnologia e o desenvolvimento curricular 3 - A Avaliação no processo ensino-aprendizagem 3.1- Modelos e práticas de avaliação 3.2 - Procedimentos e instrumentos de avaliação

Métodos de ensino e avaliação

Regime regular A classificação final de cada mestrando será obtida tendo em conta as seguintes componentes e ponderações: (1) Trabalho escrito individual e participação nas atividades realizadas em aula: 60%; (2) Trabalho de grupo escrito com apresentação oral: 40%. Para a aprovação na UC é requerida a obtenção de pelo menos 10 valores, tanto na componente individual como na componente de grupo. Indicações sobre a calendarização dos trabalhos de avaliação, a sua estrutura e conteúdo, bem como os critérios de avaliação a utilizar, estão definidos nos documentos orientadores disponibilizados pela docente. Regime especial de avaliação A UC não contempla um momento de avaliação sob a forma de exame final. A avaliação dos mestrandos, neste regime, tem por base os seguintes elementos e ponderações: 1 - Realização de dois terços dos trabalhos propostos no âmbito da UC: 50% 2 - Trabalho individual escrito, com apresentação oral: 50% A calendarização da entrega dos trabalhos para avaliação, bem como as indicações relativas às normas para a sua elaboração e os critérios de avaliação a usar, serão acordadas entre os mestrandos e a docente e disponibilizadas em documentos orientadores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 semestre

2019/2020 - 1 semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre