Disciplina Curricular

Processo Educativo: Desenvolvimento e Aprendizagem PE-DA

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina pretende proporcionar aos futuros professores conhecimento resultante de teorizações, de investigações e da experiência sobre o fenómeno do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos e sobre os processos e problemas da aprendizagem. Especificamente, tem os seguintes objectivos: 1. Adquirir quadros conceptuais para uma reflexão fundamentada sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento. 2. Desenvolver competências de gestão e promoção da aprendizagem e do desenvolvimento, atendendo às características de cada aluno, de cada turma e do contexto em que se inserem. 3. Saber analisar, prevenir e intervir em diferentes situações problemáticas no contexto escolar. 4. Desenvolver atitudes e práticas dos professores que contribuam para a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende-se que os alunos alarguem competências relacionadas com conhecimento científico específico, que apelem a um desenvolvimento de competências transversais. Espera-se, assim, promover competências para: • Utilizar as correntes explicativas dos processos de desenvolvimento humano, no sentido da promoção desse mesmo desenvolvimento em contexto educativo e ao longo da vida; • Fazer uso das perspectivas explicativas e de activação das aprendizagens em contexto escolar; • Utilizar elementos de investigação, necessários à compreensão das produções havidas na disciplina; • Intervir na prevenção e resolução de comportamentos escolares inadequados – dada a importância da actuação dos professores enquanto agentes de mudança na escola e na sociedade.

Programa

1. Desenvolvimento: a criança, o jovem e o adulto Perspectivas psicológicas sobre os processos de desenvolvimento ao longo da vida. Desenvolvimento cognitivo, afectivo, social e moral do aluno, em especial na adolescência. Desenvolvimento pessoal e profissional do professor. 2. Processos e problemas na aprendizagem Perspectivas psicológicas sobre a aprendizagem: condicionamento, processamento de informação e construtivismo. Factores da aprendizagem: motivação, autoconceito, metacognição, auto-regulação, inteligência e criatividade. 3. Desenvolvimento e aprendizagem em contexto escolar Interacções na sala de aula e relação professor-aluno. Gestão da aula e indisciplina. Necessidades educativas e diferenças individuais. Inovação e investigação em contextos educativos. Esta disciplina situa-se na área de conhecimentos da Psicologia da Educação e visa preparar os estudantes para a compreensão de quadros teóricos e para a aquisição de competências que permitam tomar decisões ajustadas ao exercício da profissão de professor.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre