Disciplina Curricular
Escola e Sociedade ES
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Contextos
Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC pretende desenvolver uma consciência reflexiva nos estudantes relativamente às finalidades da educação, ao papel da escola na sociedade, à relação entre as famílias e a escola, às identidades juvenis e à profissionalização e deontologia docentes, assim como proporcionar conhecimentos sobre o funcionamento da escola como organização. Pretende-se, assim, fomentar as seguintes competências: 1. Conhecer os processos de construção do modelo escolar de educação e dos sistemas públicos de ensino no contexto da actual modernidade 2. Relacionar as finalidades da educação com o papel da escola nas sociedades contemporâneas 3. Analisar a transformação das dinâmicas familiares e sua relação com os atuais processos de escolarização 4. Refletir sobre as identidades que definem o ser-se aluno ou aluna; 5. Tomar consciência da dimensão deontológica da cultura profissional docente. 6. Compreender a escola enquanto realidade organizacional nas suas múltiplas dimensões. 7. Refletir sobre propostas pedagógicas e organizacionais inovadoras com vista à escola do futuro.
Programa
1. Emergência e desenvolvimento dos sistemas escolares modernos 2. Finalidade, valores e paradoxos da educação 3. Família, infância e educação: evolução das estratégias educativas familiares 4. Ofício de aluno, subculturas juvenis e identidades de género 5. Profissionalização: identidades, deontologia e trabalho docente 6. Novos desafios para as organizações escolares: aprendizagem ao longo da vida, autonomia e flexibilidade curricular 7. Utopias em ação: a escola entre o passado e o futuro