Disciplina Curricular
Trabalho de Campo em Geografia TCG
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Contextos
Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: 1. Discutir as conceções de trabalho de campo na educação geográfica 2. Discutir a importância de realização do trabalho de campo na formação dos alunos (aprendizagens essenciais e perfil do aluno) 3. Identificar diferentes modalidades de trabalho de campo 4. Identificar o trabalho de campo previsto nos currículos escolares portugueses de Geografia no ensino básico e no ensino secundário. 5. Planificar as diferentes fases do trabalho de campo 6. Construir um guião de trabalho de campo a implementar durante uma visita de estudo 7. Avaliar a implementação do trabalho de campo Competências: 1. Discutir a relevância educativa do trabalho de campo a partir de experiências concretas 2. Pesquisar informação, interpretar e apresentar os resultados a partir de trabalho de campo 3. Trabalhar colaborativamente na conceção, implementação e avaliação de atividades de trabalho de campo
Programa
1.O trabalho de campo em Geografia: conceção e relevância na educação geográfica 2. Principais escolas europeias e modalidades de trabalho de campo 3. O trabalho de campo nos currículos portugueses de Geografia 4. Várias modalidades de trabalho de campo 5. A planificação do trabalho de campo 6. A construção de um guião de trabalho de campo 7. A avaliação do trabalho de campo (avaliação qualitativa e quantitativa)
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação regular: - Trabalho prático em grupos mistos (pré guião, guião de trabalho de campo e instrumentos de avaliação) – 50% - Recensão crítica individual (textos disponibilizados durante o seminário) – 50% Avaliação alternativa: - Trabalho prático individual (pré guião, guião de trabalho de campo e instrumentos de avaliação) – 50% - Recensão crítica individual (textos disponibilizados durante o seminário) – 50% Época Específica: - Teste (80%) e entrevista oral (20%)