Disciplina Curricular

Trabalho de Campo em Geografia TCG

Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia

Contextos

Grupo: Formação de Professores de Geografia > 2º Ciclo > Parte Escolar > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Refletir sobre o valor das experiências de trabalho de campo na promoção das aprendizagens na geografia escolar 2. Relacionar a natureza das experiências de trabalho de campo com os estilos de ensino e as conceções de aprendizagem 3. Conceber experiências de aprendizagem ancoradas na realização de trabalho de campo, que envolvam ativamente os alunos na construção do conhecimento 4. Identificar as potencialidades e limitações das diferentes modalidades de trabalho de campo na promoção das aprendizagens da geografia 5. Planificar experiências de trabalho de campo orientadas para o alcance de diferentes objetivos: motivação para a aprendizagem; questionamento e descoberta; recolha de informação; consolidação do conhecimento. 6. Conhecer o quadro legal regulador da implementação de atividades de trabalho de campo no contexto escolar 7. Avaliar a eficiência das experiências de trabalho de campo na promoção das aprendizagens usando instrumentos de avaliação adequados

Programa

1.O trabalho de campo em Geografia: conceção e relevância na educação geográfica 2. Modalidades de trabalho de campo e conceções de ensino e de aprendizagem 3. O trabalho de campo na geografia escolar portuguesa 4. Modalidades de experiências de trabalho de campo: da motivação para a aprendizagem, ao questionamento e a consolidação do conhecimento 5. A planificação do trabalho de campo: definição de objetivos, guiões de trabalho, atividades logísticas 6. Quadro legal regulador do trabalho de campo em Portugal 7. A avaliação do trabalho de campo (avaliação qualitativa e quantitativa)

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino do seminário é a Aprendizagem Baseada em Problemas. Durante o seminário os estudantes têm de resolver dois problemas em equipa, para os quais é suposto que cada estudante contribua com o seu estudo autónomo. A avaliação resulta do desempenho das equipas e do estudo autónomo de cada estudante. Para poder realizar o seminário é condição necessária que o estudante frequente presencialmente o mesmo. Avaliação regular: - Resolução de dois problemas em grupo (100%) Avaliação alternativa: - Dada a natureza do seminário não estão previstas formas de avaliação alternativas Época Específica: - Devido à natureza prática da unidade curricular a mesma não pode ser realizada por exame ou qualquer outro tipo de exercício.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre