Disciplina Curricular
Dinâmica Fluvial e Ordenamento do Território DFOT
Mestrado Bolonha em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - Formação de Professores de Geografia
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos e Competências: 1. Adquirir os conceitos ligados às cheias, às componentes das bacias hidrográficas, aos fundos de vale e aos canais fluviais; 2. Conhecer o funcionamento dos sistemas fluviais e os fatores desencadeantes e agravantes das cheias; 3. Combinar as dimensões espacial e temporal na interpretação das cheias e na dinâmica dos fundos de vale e canais fluviais, bem como dos processos naturais e humanos que os influenciam; 4. Conhecer a sequência de processos e saber aplicar os procedimentos em SIG para caracterização e análise de bacias hidrográficas e avaliação das suas condições de escoamento; 5. Conhecer os tipos de intervenção territorial a implementar, que podem minimizar as consequências nefastas das cheias, à escala da bacia, do fundo de vale e do canal fluvial; 6. Propor estratégias e intervenções de (re)ordenamento territorial em diferentes escalas geográficas e adequar os métodos e as técnicas às diferentes perspetivas e problemas nas áreas ribeirinhas.
Programa
1. AS CHEIAS: ELEMENTO EXTREMO DO REGIME FLUVIAL 1.1 Tipos de inundações e suas causas 1.2 Critérios de classificação e tipologia das cheias 2. BACIAS HIDROGRÁFICAS E SUAS COMPONENTES COMO FATORES CONDICIONANTES DAS CHEIAS 2.1 Análise quantitativa das componentes biofísicas das bacias 2.2 Tempo de concentração das bacias: definição e métodos de cálculo 2.3 Avaliação dos caudais de ponta de cheia (métodos empíricos cinemáticos e não cinemáticos, métodos estatísticos) 2.4 Metodologias de identificação dos leitos de cheia (critérios hidrológicos e geomorfológicos, registos históricos) 2.5 Métodos de avaliação da suscetibilidade e da perigosidade à ocorrência de cheias 3. DINÂMICA FLUVIAL E INTERVENÇÃO HUMANA 3.1 Modelo concetual de avaliação e gestão do risco de cheia 3.2 Tipologia das medidas de mitigação e de adaptação ao risco de cheia 3.3 O DecretoLei nº 115/2010 para a Avaliação e Gestão dos Riscos de Inundações
Métodos de ensino e avaliação
A UC funciona com aulas teóricopráticas. As aulas teóricas correspondem aos pontos 1 e 3 do programa, assim como a uma parte de cada um dos subpontos do ponto 2. Os conhecimentos teóricos, em conjunto com alguns conhecimentos práticos, são avaliados por um teste teóricoprático (45 %). A componente prática da UC corresponde ao ponto 2 do programa, em que os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos na análise de uma bacia hidrográfica em ambiente SIG e na modelação do escoamento. Os conhecimentos teóricos e a parte prática são avaliados por um trabalho prático de grupo (50 %), em que é feita a análise das condições de escoamento de uma bacia hidrográfica, seguindo os processos utilizados nas aulas. Há ainda uma componente de avaliação pessoal por parte dos docentes (5%), baseado na participação e desempenho nas aulas e na progressão ao longo da UC. Os estudantes em avaliação especial realizam 1 Teste teórico-prático individual (50 %) e 1 Trabalho de grupo (50 %).