Marketing Turístico MTuri

Esta unidade tem como objetivo apresentar os conceitos essenciais do marketing: qual é o comportamento das empresas turísticas e dos turistas, e que estratégias e métodos os responsáveis de marketing podem utilizar no ambiente turístico da atualidade. No final, os estudantes estarão aptos a: • Identificar o papel do marketing no mundo atual • Explicar a importância da estratégia de marketing • Explicar a relação entre marketing e operações nos negócios turísticos • Analisar as tendências dos mercados • Analisar um problema de marketing, sob o ponto de vista académico e/ou sob o ponto de vista dos negócios turísticos Durante a unidade, os estudantes desenvolverão as seguintes competências: • Utilizar uma abordagem ética ao marketing turístico • Trabalhar em equipa • Comunicar • Tomar de decisões fundamentadas em informação • Pensar criticamente • Aplicar conceitos e ferramentas de marketing a situações reais

1.Introdução ao marketing a.Marketing vs. Marketing turístico b.O mix de marketing. 2.O ambiente de marketing a.O microambiente b.O macro ambiente. As macrotendências e o turismo c.Motivações e comportamento do turista. 3.Segmentação e posicionamento a.Segmentação e seleção dos mercados-alvo em turismo b.Opções de posicionamento. 4.Informação de mercado a.Estudo das tendências da procura b.Estudo das tendências da oferta. 5.Decisões de produto a.Conceito de produto turístico vs. experiência do turista b.Gestão da marca em turismo. 6.Decisões de distribuição a.Tipos de canais de distribuição b.Conceitos de distribuição. 7.Decisões de comunicação de marketing a.O marketing offline b.O marketing online. 8. Decisões de preço a.Princípios do revenue management b.Modelos e processos genéricos.

1. A classificação final em regime de avaliação continua resultará da ponderação dos seguintes fatores: 1.A – Trabalho escrito (individual): 50% 1.B – Trabalho em grupo: 40% 1.C – Participação em aula (individual): 10% Nenhuma classificação relativa às componentes apresentadas anteriormente (A, B e C) poderá ser inferior a oito valores para efeitos de aprovação. 2. A classificação final em regime especial de avaliação de conhecimentos resultará da ponderação dos seguintes fatores: 2.A – Trabalho escrito (individual): 55% 2.B – Trabalho em grupo: 45% Nenhuma classificação relativa às componentes apresentadas anteriormente (A, B e C) poderá ser inferior a oito valores para efeitos de aprovação. 3.Os estudantes que cumulativamente tenham frequentado um dos regimes de avaliação anteriores e não tenham obtido aprovação, podem solicitar o acesso à época de recurso.

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre