Sumários

Desenvolvimento da 1.ª situação-problema.: formulação de objetivos de aprendizagem

6 Outubro 2016, 10:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

6.ª sessão: 06 de outubro
Desenvolvimento da 1.ª situação-problema. 

  • Formulação dos objectivos de aprendizagem.
  • Construção da resposta aos objectivos de aprendizagem formulados
  • Partilha da informação recolhida pelos membros da equipa
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Desenvolvimento da 1.ª situação-problema.

4 Outubro 2016, 13:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

5.ª sessão: 04 de outubro

Desenvolvimento da 1.ª situação-problema.

Leitura activa dos cenários: o que sabemos e o que necessitamos de saber sobre o problema que temos de investigar?

Formulação de objectivos de aprendizagem.

Leitura ativa de textos científicos: a metodologia SQ3RW


1.ª situação problema sobre os conceitos e perspectivas do comércio e do consumo em contexto urbano

29 Setembro 2016, 10:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

4.ª sessão: 29 setembro

Lançamento da 1.ª situação problema sobre os conceitos e perspectivas do comércio e do consumo em contexto urbano

1. Conteúdos do domínio do conhecimento substantivo:

  • Conceitos de comércio, consumo e cidade
  • Evolução do papel do comércio e do consumo na sociedade urbana
  • Da cadeia produção-distribuição-consumo ao novo ciclo da produção
  • Experiências de consumo modernas e pós-modernas
  • O consumidor pós-moderno: flanêur e comprador
  • Evolução das geografias do comércio e do consumo em contexto urbano

2. Conteúdos do domínio processual e procedimental

  • As estratégias SQCAAP e OPQ
  • Leitura activa de textos: a metodologia SQ3R, SQRW e SQA
  • Formulação e resposta a questões geograficamente relevantes
  • Construção de argumentos e como os distinguir das meras opiniões
  • Diagramas de Venn, Mapas conceptuais

3. Desenvolvimento da 1.ª situação-problema.

  • Leitura activa dos cenários: o que sabemos e o que necessitamos de saber sobre o problema que temos de investigar?
  • Formulação de objectivos de aprendizagem.
-------------------------------------------------------------------------------------------------


Tomadas de decisão por consenso

27 Setembro 2016, 13:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

3.ª Sessão: 27 setembro

  • resolução de exercícios sobre a tomada de decisões por consenso
  • reflexão sobre os resultados dos exercícios práticos sobre tomadas de decisão
  • formação dos grupos de trabalho e redação dos contratos


Introdução à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas

22 Setembro 2016, 10:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

2.ª sessão: 22 de Setembro

  • Introdução à metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas: Em que consiste? Que objectivos visa? Que princípios norteiam a sua aplicação?
  • O processo The Maastricht ‘7’ Jump
  • O papel dos problemas, do grupo e do trabalho autónomo do aluno no desenvolvimento da metodologia ABP.
  • Resolução de exercícios, em grupo, sobre tomadas de decisão por consenso.
  • Reflexão em torno dos resultados e inferências sobre o potencial e as limitações do trabalho em grupo.
---------------------------------------------------------------------------------------------